Do site à comunidade no novo gênero de arte pública
o caso do Culture in Action (Part I)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45740Palavras-chave:
site, arte pública, Comunidade, Culture in ActionResumo
No quarto capítulo de seu livro One place after another: site-specific art and locational identity, Miwon Kwon analisa atentamente o projeto Culture in Action: new public art in Chicago, que aconteceu na década de 1990, construindo uma importante relação entre o desenvolvimento das práticas artísticas site-specific e o novo gênero de arte pública.
Referências
ANDREWS, Richard. Artists and the Visual Definition of Cities: The Experience of Seattle. In Harris, Stacy Paleologos (org.), Insights/On Sites: Perspectives on Art in Public Spaces, Washington, D.C.: Partners for Livable Places, 1984.
ANDREWS, Richard; HIRSCHFIELD, Jim; RAUSCH, Larry. Artwork/Network: A planning study for Seattle, Art in the civic context, Seattle: Seattle Arts Commission, 1988.
BENHABIB, Seyla. Situating the Self: Gender, Situating the Self: Gender, Community and Postmodernism in Contemporary Ethics. New York: Routledge, 1992.
BRENSON, Michael. Healing in Time. In: Olson, Eva; Brenson, Michael, Jacob, Mary Jane. Culture in Action. Catálogo da exposição. Seattle: Bay Press, 1995.
CAMERON, Dan. ‘Culture in Action’: Eliminate the Middleman. In: Flash Art (nov./dez.), 1993.
CASEY, Edward. The Fate of Place: A Philosophical History. Berkeley: University of California Press, 1997.
DEUTSCHE, Rosalyn. Evictions: Art and Spatial Politics, Cambridge: MIT Press, 1996.
FINKELPEARL, Tom. Abstraction and Attraction. In Uncommon Sense. Catálogo da exposição. Los Angeles: Museum of Contemporary Art, Los Angeles, 1997. p. 13–34.
FINKELPEARL, Tom. Dialogues in Public Art. Cambridge: MIT Press, 2000.
GABLIK, Suzi. Removing the Frame: An Interview with ‘Culture in Action’ Curator Mary Jane Jacob, In: Culture in Action, New Art Examiner, (jan.), 1994.
HEARTNEY, Eleanor, The Dematerialization of Public Art. In: Sculpture (mar-abr), 1993.
HEARTNEY, Eleanor. ‘Culture in Action’ at Various Sites. In: Art in America (nov), 1993a.
HEARTNEY, Eleanor. Critical Condition: American Culture at the Crossroads. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
JACOB, Mary Jane. Places with a Past: New Site-Specific Art at Charleston’s Spoleto Festival. Catálogo da exposição. Nova Iorque: Rizzoli, 1991.
JACOB, Mary Jane. Outside the Loop. In Olson, Eva; Brenson, Michael, Jacob, Mary Jane. Culture in Action. Catálogo da exposição. Seattle: Bay Press, 1995.
KELLEY, Jeff. Common Work. In Lacy, Suzanne (org.) Mapping the Terrain. Seattle, Wash: Bay Press, 1995. 139 – 148.
LACY, Suzanne (org.) Mapping the Terrain. Seattle, Wash: Bay Press, 1995.
LACY, Suzanne. Cultural Pilgrimages and Metaphoric Journeys. In Lacy, Suzanne (org.) Mapping the Terrain. Seattle, Wash: Bay Press, 1995a.
LIPPARD, Lucy. The Lure of the Local: A Sense of Place in a Multicultural Society. New York: New Press, 1997.
MAC DONALD, Heather. The New Community Activism: Social Justice Comes Full Circle. In City Journal, (ago.), 1993, p. 44–55.
OLSON, Eva; Brenson, Michael, Jacob, Mary Jane. Culture in Action. Catálogo da exposição. Seattle: Bay Press, 1995.
RAVEN, Arlene (org.). Art in the Public Interest. New York: Da Capo Press, 1993.
SHAMASH, Diane. In Public: Seattle 1991. Catálogo da exposição, Seattle: Seattle Arts Commission, 1992.
SCANLON, Joseph. Joseph Scanlon on Sculpture Chicago’s Culture in Action. In: Frieze (nov.-dez.), 1993.
SENIE, Harriet F. Public Sculpture: Tradition, Transformation, and Controversy, Nova York: Oxford University Press, 1992, p. 95-100.
SOZANSKI, Edward J. A New Spin on What Art Can Be When It Goes Public. In: Philadelphia Inquirer, (ago.), 1993.
YNGVASON, Hafthor. The New Public Art: As Opposed to What? In: Public Art Review. (primavera/verão), 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Miwon Kwon; Rízzia Rocha, Anna Luiza Coli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.