Potencializando o enegrecer a partir da análise fílmica de Green Book
um guia para a vida
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.46619Palavras-chave:
Educação, Classe social, Contexto e Tempo Histórico, RacismoResumo
O presente artigo objetiva desenvolver uma análise fílmica a partir de como percebemos e compreendemos a poética como elemento indissociável da vida cotidiana. Para tanto, apresentamos a desconstrução imagética do filme Green Book: o guia em que perfazemos a crítica aos olhares hierarquizados e condicionados ao padrão da normalidade referente a corpos negros e que transgridem o universo de tudo que é apontado como padrão. O texto nos impele a refletir sobre as dores dos corpos negros, sobre as dores causadas pela xenofobia e sobre o fracasso escolar de um dos protagonistas do filme, que é auxiliado pelo protagonista Don Shirley a superar suas dificuldades com a escrita. Ele então rompe com estereótipos a partir da representatividade de um músico negro de renome internacional e de sua amizade construída em meio à superação das diferenças, em que os diferentes se entendem em processos de aprendizagem mútua e social.
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