Potencializando o enegrecer a partir da análise fílmica de Green Book

um guia para a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.46619

Palavras-chave:

Educação, Classe social, Contexto e Tempo Histórico, Racismo

Resumo

O presente artigo objetiva desenvolver uma análise fílmica a partir de como percebemos e compreendemos a poética como elemento indissociável da vida cotidiana. Para tanto, apresentamos a desconstrução imagética do filme Green Book: o guia em que perfazemos a crítica aos olhares hierarquizados e condicionados ao padrão da normalidade referente a corpos negros e que transgridem o universo de tudo que é apontado como padrão. O texto nos impele a refletir sobre as dores dos corpos negros, sobre as dores causadas pela xenofobia e sobre o fracasso escolar de um dos protagonistas do filme, que é auxiliado pelo protagonista Don Shirley a superar suas dificuldades com a escrita. Ele então rompe com estereótipos a partir da representatividade de um músico negro de renome internacional e de sua amizade construída em meio à superação das diferenças, em que os diferentes se entendem em processos de aprendizagem mútua e social.

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

FARIAS, E. A.; SOUZA, R. H. D.; FURLAN, M. R. Potencializando o enegrecer a partir da análise fílmica de Green Book: um guia para a vida. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 31, p. 51–72, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.46619. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/46619. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta