Território dos poemas silenciosos
o jardim de sendeiros que confluem
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Artes visuais, PoesiaResumo
A partir da análise de alguns trabalhos de Ian Hamilton Finlay e Joan Brossa será percorrido um território onde poesia visual e artes visuais se entrelaçam e se contaminam. Pretende-se desvendar um espaço cinzento, que tem suas raízes em antigas tradições, onde as categorias naufragam.
Referências
Abrioux, Ives. El jardín como figura poética. El Paseante, Madrid, n.13, p.74-90, 1989.
Aguilar, Gonzalo. El combate tipográfico. Syc, Buenos Aires, n. 6, p. 53-76, ago. 1995.
Borges, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.
Brossa, Joan. Poemas objetos: el poeta prestidigitador. El Paseante, Madrid, n.10, p. 8,
, 42, 52, 74, 94, 116, 117, 1997.
Campos, Augusto de; Pignatari, Décio; Campos, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos, 1950-1960. São Paulo: Brasiliense, 1975.
Dias-Pino, Wladimir. Processo: linguagem e comunicação. Petrópolis: Vozes, 1971.
FINLAY, Ian Hamilton. Interviewed by Nicholas Zurbrugg. Art & Design Magazine, London, n.
, p. 47-55, 1995.
Huidobro, Vicente. Poesia y prosa: antología. Madrid: Aguilar, 1957.
Marin, Louis. Calligram: essays in the new art history from France. London: Norman Brysson,
PADÍN, Clemente. Paralengua, la otra poesia; los quiebres en la tradición poética argentina
del siglo XX. Graffiti, Montevideo, v. 6, n. 55, p. 22-28, ago. 1955.
Panofsky, Erwin. Significado nas artes visuais. Trad. Maria Clara Kneese e J. Guinsburg. São
Paulo: Perspectiva, 1976.
Vigo, Edgardo-Antonio. De la poesia/processo a la poesia y/o a realizar. Diagonal Cero, La Plata, n. 6, p. 9-13, 1970.
Vigo, Edgardo-Antonio. Anteproyecto de proyecto de un pretendido panorama
abarcativo. Buenos Aires: [s.n.], 1991. (Catálogo de exposição, 1991, Fundación San Telmo).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.