Território dos poemas silenciosos

o jardim de sendeiros que confluem

Autores

  • Maria Angelica Melendi Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Artes visuais, Poesia

Resumo

A partir da análise de alguns trabalhos de Ian Hamilton Finlay e Joan Brossa será percorrido um território onde poesia visual e artes visuais se entrelaçam e se contaminam. Pretende-se desvendar um espaço cinzento, que tem suas raízes em antigas tradições, onde as categorias naufragam.

Biografia do Autor

Maria Angelica Melendi, Escola de Belas Artes/UFMG

Professora adjunta do Departamento de Artes Plásticas da EBA/ufmg e pesquisadora do CNPq. Investiga as estratégias de memória desenvolvidas pela arte contemporânea na América Latina em relação aos terrorismos de Estado e à violência social, assunto sobre o qual tem publicado artigos em livros, jornais e revistas acadêmicas nacionais e internacionais.

Referências

Abrioux, Ives. El jardín como figura poética. El Paseante, Madrid, n.13, p.74-90, 1989.

Aguilar, Gonzalo. El combate tipográfico. Syc, Buenos Aires, n. 6, p. 53-76, ago. 1995.

Borges, Jorge Luis. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.

Brossa, Joan. Poemas objetos: el poeta prestidigitador. El Paseante, Madrid, n.10, p. 8,

, 42, 52, 74, 94, 116, 117, 1997.

Campos, Augusto de; Pignatari, Décio; Campos, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos, 1950-1960. São Paulo: Brasiliense, 1975.

Dias-Pino, Wladimir. Processo: linguagem e comunicação. Petrópolis: Vozes, 1971.

FINLAY, Ian Hamilton. Interviewed by Nicholas Zurbrugg. Art & Design Magazine, London, n.

, p. 47-55, 1995.

Huidobro, Vicente. Poesia y prosa: antología. Madrid: Aguilar, 1957.

Marin, Louis. Calligram: essays in the new art history from France. London: Norman Brysson,

PADÍN, Clemente. Paralengua, la otra poesia; los quiebres en la tradición poética argentina

del siglo XX. Graffiti, Montevideo, v. 6, n. 55, p. 22-28, ago. 1955.

Panofsky, Erwin. Significado nas artes visuais. Trad. Maria Clara Kneese e J. Guinsburg. São

Paulo: Perspectiva, 1976.

Vigo, Edgardo-Antonio. De la poesia/processo a la poesia y/o a realizar. Diagonal Cero, La Plata, n. 6, p. 9-13, 1970.

Vigo, Edgardo-Antonio. Anteproyecto de proyecto de un pretendido panorama

abarcativo. Buenos Aires: [s.n.], 1991. (Catálogo de exposição, 1991, Fundación San Telmo).

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

MELENDI, M. A. Território dos poemas silenciosos: o jardim de sendeiros que confluem. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 39–49, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48496. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática