Entre a caixa preta e o cubo branco
O vídeo, a imagem-movimento no contexto das artes plásticas
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensinoResumo
Este artigo aborda, a partir de alguns eixos provenientes do discurso da intermidialidade, um segmento da produção artística contemporânea constituído pela apropriação da imagem-vídeo a partir das artes plásticas, em um leque de manifestações que, já desde a sua denominação composta, denotam uma zona de intermidialidade híbrida. Videoinstalação, videoescultura, videoperformance só podem ser pensados como zona de limites midiáticos. No entanto, os contatos e encontros entre mídias não são feitos só da mistura de técnicas ou de ferramentas, mas também, em grande parte, do diálogo das tradições de construção do olhar do espectador nos espaços que as diferentes mídias têm desenvolvido para a apresentação e fruição das suas imagens. Trata-se então, neste artigo e na pesquisa da qual ele faz parte, dos diálogos implícitos nessas manifestações entre o cubo branco (a galeria, o museu) e a tipologia arquitetônica da caixa preta: o modelo do auditório, característico tanto da sala de cinema quanto da sala de teatro e de artes performáticas em geral.
Referências
Cahiers du cinéma. 100 Journées qui ont fait le cinéma. Cadernos de cinema: os 100 dias que construíram o cinema, 1995. Numéro spécial, hors série dirigée par Thierry Jousse, Patrice Roelle et Serge Toubiana, Cahiers du cinéma, 1995, Paris, France.
DUGUET, Anne-Marie. Déjouer l’image: créations électroniques et numériques. Nîmes: Editions Jacqueline Chambon, 2002. (Coédition avec le Centre National des Arts Plastiques, CNAP). 222 pages.
ECO, Humberto. El lector in fábula. Barcelona: Lumen, 1999. 3. ed. 336 p.
FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses: une archéologie des sciences humaines. Paris: Gallimard, 1966.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte, o sobre los limites en la pintura y la poesía. Argentina: Hyspamerica, 1983. Título original: Laokoon oder über die Grenzen der Malerei und Poesie. Tradução do alemão ao espanhol: Enrique Palau. Editorial Iberia, S.A. (Laocoonte o dos limites entre a pintura e a poesia)
MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista de estudos de literatura, Belo Horizonte, Fale/UFMG, n. 14, p. 40-63, jul.-dez. 2006.
Movimentos improváveis. O efeito cinema na arte contemporânea. (Catálogo da exposição de mesmo nome exibida no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2003). Curadoria de Philippe Dubois.
Museum Culture. Histories, discourses and spectacles. London, 2001. (Imprint of the Taylor & Francis Group, simultaneously published by the University of Minnesota Press. Editors: Daniel Sherman and Irit Rogoff. Vários autores.
RANCIÈRE, Jacques. Malaise dans l’esthétique. Paris: Galilée, 2004.
WYVER, John. La imagen en movimiento. Valencia, España, 1992. Filmoteca Generalitat Valencia
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.