“Perspectivas do Livro de Artista”

um relato

Autores

  • Maria do Carmo de Freitas Veneroso Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Livro de artista

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar um breve panorama da situação do livro de artista no Brasil, a partir de uma abordagem do primeiro evento pan-americano sobre o tema, Perspectivas do Livro de Artista,1 realizado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais em novembro de 2009, contando com a participação de artistas, professores e pesquisadores brasileiros, mexicanos e americanos. Pretende-se, pois, discorrer sobre alguns dos eixos temáticos que nortearam o evento, a fim de traçar um panorama geral da situação em que se encontram os trabalhos e pesquisas sobre o livro de artista, no momento, no Brasil.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Escola de Belas Artes/UFMG

Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação, artista/gravadora e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, MFA pelo Pratt Institute, Nova York, Doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, desenvolve pesquisas sobre gravura, livros de artista e intermidialidade, focalizando principalmente as relações entre palavra e imagem.

Referências

AMARAL, Aracy (Supervisão, coordenação geral e pesquisa). Projeto construtivo brasileiro na arte (1950-62). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.

BETHÔNICO, Mabe. Caracteres geológicos peculiares. Nesta revista. p. 152.

BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1985.

CADÔR, Amir Brito. O signo infantil em livros de artista. Nesta revista. p. 59.

CAMPOS, Augusto; PLAZA, Julio. Poemobiles. São Paulo: Augusto de Campos e Julio Plaza, 1974. (Edição limitada: 1000 cópias).

COHEN, Ana Paula. Vivendo sob o mesmo teto. Nesta revista. p. 160.

DERDYK, Edith. A narrativa nos livros de artista: por uma partitura coreográfica nas páginas de um livro. Nesta revista. p. 164.

DRUCKER, Johanna. The Century of Artists’ Books. New York: Granary Books, 2004.

DRUMMOND, Marcelo. Ruídos, imagens & outras gráficas na construção do livro de artista. Nesta revista. p. 201.

FABRIS, Annateresa; TEIXEIRA DA COSTA, Cacilda. Tendências do Livro de Artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.

FERVENZA, Hélio. O + é deserto. São Paulo: Escrituras, 2003.

FREEMAN, Brad. Contemporary artists’ books. Nesta revista. p. 34.

HELLION, Martha. Gestualidad y performance en los libros de artista. Nesta revista. p. 104.

GARCIA, Angelo Mazzuchelli. O design gráfico do livro A marca e o logotipo brasileiros. Nesta revista. p. 120.

PANEK, Bernadette. O livro como lugar – campo expandido do livro de artista. Nesta revista. p. 137.

PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas

Artes da UFMG. Belo Horizonte, v. 2, n. 3, mai. 2012.

RUSCHA, Edward. Twentysix gasoline stations. 1963.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS), 2001.

_____. O livro dos sete dias. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

_____. Ciranda. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

_____. A crítica e o livro de artista. Nesta revista. p. 50.

_____. As existências da narrativa no livro de artista. Porto Alegre: Instituto de Artes da UFRGS, 2008. 321p. (Tese, Doutorado em História, Teoria e Crítica da Arte).

TEJO, Cristiana. Paulo Bruscky: arte em todos os sentidos. Recife: Zoludesign, 2009.

TURRER, Daisy. O livro de artista e o paratexto. Nesta revista. p. 73.

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Palavras e imagens em livros de artista. Nesta revista. p. 82.

ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1983.

www.ichs.ufop.br/conifes/anais/CMS/cms1702.htm

http://www.library.yale.edu/aob/Exhibition/campos.htm

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

DE FREITAS VENEROSO, M. do C. “Perspectivas do Livro de Artista”: um relato. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 10–23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48519. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.