“Perspectivas do Livro de Artista”
um relato
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Livro de artistaResumo
Este trabalho tem como objetivo traçar um breve panorama da situação do livro de artista no Brasil, a partir de uma abordagem do primeiro evento pan-americano sobre o tema, Perspectivas do Livro de Artista,1 realizado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais em novembro de 2009, contando com a participação de artistas, professores e pesquisadores brasileiros, mexicanos e americanos. Pretende-se, pois, discorrer sobre alguns dos eixos temáticos que nortearam o evento, a fim de traçar um panorama geral da situação em que se encontram os trabalhos e pesquisas sobre o livro de artista, no momento, no Brasil.
Referências
AMARAL, Aracy (Supervisão, coordenação geral e pesquisa). Projeto construtivo brasileiro na arte (1950-62). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.
BETHÔNICO, Mabe. Caracteres geológicos peculiares. Nesta revista. p. 152.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1985.
CADÔR, Amir Brito. O signo infantil em livros de artista. Nesta revista. p. 59.
CAMPOS, Augusto; PLAZA, Julio. Poemobiles. São Paulo: Augusto de Campos e Julio Plaza, 1974. (Edição limitada: 1000 cópias).
COHEN, Ana Paula. Vivendo sob o mesmo teto. Nesta revista. p. 160.
DERDYK, Edith. A narrativa nos livros de artista: por uma partitura coreográfica nas páginas de um livro. Nesta revista. p. 164.
DRUCKER, Johanna. The Century of Artists’ Books. New York: Granary Books, 2004.
DRUMMOND, Marcelo. Ruídos, imagens & outras gráficas na construção do livro de artista. Nesta revista. p. 201.
FABRIS, Annateresa; TEIXEIRA DA COSTA, Cacilda. Tendências do Livro de Artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.
FERVENZA, Hélio. O + é deserto. São Paulo: Escrituras, 2003.
FREEMAN, Brad. Contemporary artists’ books. Nesta revista. p. 34.
HELLION, Martha. Gestualidad y performance en los libros de artista. Nesta revista. p. 104.
GARCIA, Angelo Mazzuchelli. O design gráfico do livro A marca e o logotipo brasileiros. Nesta revista. p. 120.
PANEK, Bernadette. O livro como lugar – campo expandido do livro de artista. Nesta revista. p. 137.
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas
Artes da UFMG. Belo Horizonte, v. 2, n. 3, mai. 2012.
RUSCHA, Edward. Twentysix gasoline stations. 1963.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS), 2001.
_____. O livro dos sete dias. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
_____. Ciranda. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
_____. A crítica e o livro de artista. Nesta revista. p. 50.
_____. As existências da narrativa no livro de artista. Porto Alegre: Instituto de Artes da UFRGS, 2008. 321p. (Tese, Doutorado em História, Teoria e Crítica da Arte).
TEJO, Cristiana. Paulo Bruscky: arte em todos os sentidos. Recife: Zoludesign, 2009.
TURRER, Daisy. O livro de artista e o paratexto. Nesta revista. p. 73.
VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Palavras e imagens em livros de artista. Nesta revista. p. 82.
ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1983.
www.ichs.ufop.br/conifes/anais/CMS/cms1702.htm
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.