Do instantâneo ao anacrônico

a fotografia como ferramenta da demora na produção de uma melancolia do presente

Autores

  • Taila Idzi Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS
  • Maria do Carmo De Freitas Veneroso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48805

Palavras-chave:

Errância, Nomadismo, Arquivo, Memória, Heliogravura

Resumo

Este artigo examina a série de heliogravuras A melancolia luminosa, de Taila Idzi, na qual a artista submete registros fotográficos instantâneos, feitos com o celular em viagens, a um processo complexo, que combina fotografia e gravura em metal. A técnica acrescenta camadas de sentido às imagens na tentativa de reter alguma coisa que se perde na velocidade do trânsito. Dessa forma, convidamos o leitor a imergir conosco em um processo que se pergunta a respeito das descontinuidades produzidas pela velocidade dos tempos de partida na tentativa de colar sentidos fragmentados, escavando algo que parece ser uma angústia partilhada na poesia de Fernando Pessoa e de João Cabral de Melo Neto, na filosofia de Giles Deleuze e na música de Adriana Calcanhotto.

Biografia do Autor

Taila Idzi, Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Porto Alegre / RS

É artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa do programa Capes Print na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.  Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do grupo de pesquisa CALIGRAFIAS E ESCRITURAS e do Núcleo de Arte Impressa da UFRGS. Pesquisa as relações entre arte e escrita de si, percorrendo os elos entre arte e vida, palavra e imagem, o si mesmo e o outro. Tem produzido obras em diferentes meios, sendo o principal deles a gravura em metal. Website: taila.idzi.com.br

 

Maria do Carmo De Freitas Veneroso, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista, pesquisadora, Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Estudos Literários - Faculdade de Letras da UFMG (2000), Master of Fine Arts - MFA – Pratt Institute, NY, EUA (1984). Pós-Doutorado – Indiana University, EUA (2009). Coordena o grupo de pesquisa do CNPq CALIGRAFIAS E ESCRITURAS, pesquisa as relações palavra/imagem; gravura; coleção, arquivo e memória. Tem exposto suas obras e publicado seus trabalhos no país e no exterior.

E-mail: mcfv@ufmg.brhttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731

 

Referências

ADRIANA CALCANHOTTO fala sobre os passos que a levaram a “Errante”, seu novo trabalho.

Reportagem: Enize Vidigal. Publicado pelo canal do Jornal O Liberal. Belém: O Liberal, 2023. 1 vídeo

(23 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oncdbUPPWws. Acesso em: 11 abr.

ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. Travessia do tempo na poética de João Cabral de Melo Neto. Natal:

EDUFRN, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46783. Acesso em: 14

abr. 2023.

BUTI, Marco; LETYCIA, Anna (org.). Gravura em metal. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado,

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. [Entrevista concedida a] Claire Parnet. Realização de

Pierre-André Boutang (Paris: Éditions Montparnasse). Canal TV Arte, Paris, 1994-1995. Disponível em:

http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-de.html. Acesso

em: 10 abr. 2023.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1973.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DESORIENTAÇÃO e o tempo do cinema. Aula do professor Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo

(32 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?

v=uBmjTSlTnK0&list=PLRrHPCSYEQggsXkbxnDMGlcWLgqRqVrkF&index=3. Acesso em: 5 nov. 2023.

ENWEZOR, Okwui. Archive Fever: Uses of the Document in Contemporary Art. New York:

International Center of Photography; Göttingen: Steidl, 2008.

ERRAR. In: Dicionário Houaiss. São Paulo: Uol, [2023]. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br.

Acesso em: 5 nov. 2023.

FARINA, Diego Lock. Conversações entre Gilles Deleuze e Fernando Pessoa: viajar para perder países.

In: COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ESCRITA CRIATIVA, 9., 2016, Porto Alegre. Anais do IX

Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa: (des)limiares da linguagem. Porto Alegre:

EDIPUCRS, 2016. v. 1, p. 192-197.

A FILOSOFIA SOCIAL de Bernard Stiegler. Aula do professor Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2020. 1

vídeo (38 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://youtu.be/5yUAWBzRtO4?

si=HsGtTdcyJmA1_WXH. Acesso em: 5 nov. 2023.

GUERREIRO, Ana Santos. Deslocamento e estranheza: poéticas de translação e de imobilismo. In:

ACCIAIUOLI, Margarida; RODRIGUES Ana Duarte (coord.). Arte & viagem. Lisboa: Instituto de História

de Arte: Estudos de Arte Contemporânea, 2012. p. 183-194.

IDZI, Taila. Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo. 2023.

p. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

JOHN, Richard. Desenhos miméticos e a tirania da forma. 2019. Tese (Doutorado em Artes Visuais) –

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

LEROI-GOURHAN, André. Evolução e Técnica: o homem e a matéria. Lisboa: Edições 70, São Paulo:

Martins Fontes, 1971.

LISSOVSKY, Maurício. O que fazem as fotografas quando não estamos olhando para elas. In:

BARRENECHEA, Miguel (org). As dobras da memória. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p. 26-36.

MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-Trajeto. São Paulo: EDUSP, 1992. Disponível em:

https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/8759/lygia-clark-obra-trajeto. Acesso em: 11 abr. 2023.

NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra e outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

NETO, Moysés Pinto. Nós fora de nós: Derrida, Stiegler e os sistemas de cognição estendida. Sapere

Aude, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 329-346, 2013.

NETO, Moysés Pinto. Bernard Stiegler, pensador da tecnologia e do humano. Doispontos:, Curitiba,

São Carlos, v. 12, n. 1, p. 111-118, abr. 2015.

NÔMADE. Intérprete: Adriana Calcanhotto. Produção de Adriana Calcanhotto com Domenico

Lancellotti, Alberto Continentino e Davi Moraes. Direção de Barbara Ohana. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (5

min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tTBSuDR7n7k. Acesso em: 11 abr. 2023.

NÔMADE. In: Dicionário Houaiss. São Paulo: Uol, [2023]. Disponível em:

https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-1/html/index.php#5. Acesso em: 10 abr.

PESSOA, Fernando [Bernardo Soares]. Entrei no barbeiro no modo do costume. In: AREAL, Leonor.

Arquivos Pessoa. Lisboa: Obra Aberta, 2008. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/4522.

Acesso em: 18 maio 2023.

PESSOA, Fernando. Poesia Completa de Fernando Pessoa. Salvador: Nostrum Editora, 2014.

POR TRÁS de “Prova dos Nove”. Produção de Adriana Calcanhotto com Domenico Lancellotti, Alberto

Continentino e Davi Moraes. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (2 min). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=RE4zp68074E. Acesso em: 26 maio 2023.

AS RAÍZES científicas da Gramatologia. Aula do professor Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo

(37 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?

v=mSrk3fQ3xfI. Acesso em: 5 nov. 2023.

RETICÊNCIAS. Intérprete: Adriana Calcanhotto. Produção de Adriana Calcanhotto com Domenico

Lancellotti, Alberto Continentino e Davi Moraes. Direção de Barbara Ohana. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (4

min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vnpUCM-T2M8. Acesso em: 11 abr. 2023.

SAFF, Donald; SACILOTTO, Deli. Printmaking: History and Process. New York: Holt, Rinehart and

Winston, 1978.

STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo, v. I: el pecado de Epimeteo. Euskal Herria: Hiru

Argitaletxea; Madrid: Gráficas Lizzara S. L., 2002a.

STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo, v. II: la Desorientación. Euskal Herria: Hiru Argitaletxea S.

L.; Madrid: Gráficas Lizzara S. L., 2002b.

STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo, v. III: el tiempo del cine – la question del malestar. Euskal

Herria: Hiru Argitaletxea S. L.; Madrid: Gráficas Lizzara S. L., 2004.

STULIK, Dusan C.; KAPLAN, Art. Photogravure: The Atlas of Analytical Signatures of Photographic

Processes. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 2013.

A TÉCNICA e o Tempo em Bernard Stiegler. Apresentação de Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2020. 1

vídeo (33 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?

v=aNAC-IneSGs&list=PLRrHPCSYEQggsXkbxnDMGlcWLgqRqVrkF&index=2. Acesso em: 5 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-01 — Atualizado em 2024-05-13

Versões

Como Citar

IDZI, T.; VENEROSO, M. do C. D. F. Do instantâneo ao anacrônico: a fotografia como ferramenta da demora na produção de uma melancolia do presente. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 11–41, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48805. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48805. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê