Do instantâneo ao anacrônico
a fotografia como ferramenta da demora na produção de uma melancolia do presente
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48805Palavras-chave:
Errância, Nomadismo, Arquivo, Memória, HeliogravuraResumo
Este artigo examina a série de heliogravuras A melancolia luminosa, de Taila Idzi, na qual a artista submete registros fotográficos instantâneos, feitos com o celular em viagens, a um processo complexo, que combina fotografia e gravura em metal. A técnica acrescenta camadas de sentido às imagens na tentativa de reter alguma coisa que se perde na velocidade do trânsito. Dessa forma, convidamos o leitor a imergir conosco em um processo que se pergunta a respeito das descontinuidades produzidas pela velocidade dos tempos de partida na tentativa de colar sentidos fragmentados, escavando algo que parece ser uma angústia partilhada na poesia de Fernando Pessoa e de João Cabral de Melo Neto, na filosofia de Giles Deleuze e na música de Adriana Calcanhotto.
Referências
ADRIANA CALCANHOTTO fala sobre os passos que a levaram a “Errante”, seu novo trabalho.
Reportagem: Enize Vidigal. Publicado pelo canal do Jornal O Liberal. Belém: O Liberal, 2023. 1 vídeo
(23 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oncdbUPPWws. Acesso em: 11 abr.
ARAÚJO, Rosanne Bezerra de. Travessia do tempo na poética de João Cabral de Melo Neto. Natal:
EDUFRN, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46783. Acesso em: 14
abr. 2023.
BUTI, Marco; LETYCIA, Anna (org.). Gravura em metal. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado,
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. [Entrevista concedida a] Claire Parnet. Realização de
Pierre-André Boutang (Paris: Éditions Montparnasse). Canal TV Arte, Paris, 1994-1995. Disponível em:
http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-de.html. Acesso
em: 10 abr. 2023.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1973.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DESORIENTAÇÃO e o tempo do cinema. Aula do professor Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo
(32 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?
v=uBmjTSlTnK0&list=PLRrHPCSYEQggsXkbxnDMGlcWLgqRqVrkF&index=3. Acesso em: 5 nov. 2023.
ENWEZOR, Okwui. Archive Fever: Uses of the Document in Contemporary Art. New York:
International Center of Photography; Göttingen: Steidl, 2008.
ERRAR. In: Dicionário Houaiss. São Paulo: Uol, [2023]. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br.
Acesso em: 5 nov. 2023.
FARINA, Diego Lock. Conversações entre Gilles Deleuze e Fernando Pessoa: viajar para perder países.
In: COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ESCRITA CRIATIVA, 9., 2016, Porto Alegre. Anais do IX
Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa: (des)limiares da linguagem. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2016. v. 1, p. 192-197.
A FILOSOFIA SOCIAL de Bernard Stiegler. Aula do professor Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2020. 1
vídeo (38 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://youtu.be/5yUAWBzRtO4?
si=HsGtTdcyJmA1_WXH. Acesso em: 5 nov. 2023.
GUERREIRO, Ana Santos. Deslocamento e estranheza: poéticas de translação e de imobilismo. In:
ACCIAIUOLI, Margarida; RODRIGUES Ana Duarte (coord.). Arte & viagem. Lisboa: Instituto de História
de Arte: Estudos de Arte Contemporânea, 2012. p. 183-194.
IDZI, Taila. Quero ter tempo para rever as coisas que tenho: escritas de si, errância, arquivo. 2023.
p. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.
JOHN, Richard. Desenhos miméticos e a tirania da forma. 2019. Tese (Doutorado em Artes Visuais) –
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
LEROI-GOURHAN, André. Evolução e Técnica: o homem e a matéria. Lisboa: Edições 70, São Paulo:
Martins Fontes, 1971.
LISSOVSKY, Maurício. O que fazem as fotografas quando não estamos olhando para elas. In:
BARRENECHEA, Miguel (org). As dobras da memória. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p. 26-36.
MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-Trajeto. São Paulo: EDUSP, 1992. Disponível em:
https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/8759/lygia-clark-obra-trajeto. Acesso em: 11 abr. 2023.
NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra e outros poemas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
NETO, Moysés Pinto. Nós fora de nós: Derrida, Stiegler e os sistemas de cognição estendida. Sapere
Aude, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 329-346, 2013.
NETO, Moysés Pinto. Bernard Stiegler, pensador da tecnologia e do humano. Doispontos:, Curitiba,
São Carlos, v. 12, n. 1, p. 111-118, abr. 2015.
NÔMADE. Intérprete: Adriana Calcanhotto. Produção de Adriana Calcanhotto com Domenico
Lancellotti, Alberto Continentino e Davi Moraes. Direção de Barbara Ohana. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (5
min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tTBSuDR7n7k. Acesso em: 11 abr. 2023.
NÔMADE. In: Dicionário Houaiss. São Paulo: Uol, [2023]. Disponível em:
https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-1/html/index.php#5. Acesso em: 10 abr.
PESSOA, Fernando [Bernardo Soares]. Entrei no barbeiro no modo do costume. In: AREAL, Leonor.
Arquivos Pessoa. Lisboa: Obra Aberta, 2008. Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/4522.
Acesso em: 18 maio 2023.
PESSOA, Fernando. Poesia Completa de Fernando Pessoa. Salvador: Nostrum Editora, 2014.
POR TRÁS de “Prova dos Nove”. Produção de Adriana Calcanhotto com Domenico Lancellotti, Alberto
Continentino e Davi Moraes. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (2 min). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=RE4zp68074E. Acesso em: 26 maio 2023.
AS RAÍZES científicas da Gramatologia. Aula do professor Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo
(37 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?
v=mSrk3fQ3xfI. Acesso em: 5 nov. 2023.
RETICÊNCIAS. Intérprete: Adriana Calcanhotto. Produção de Adriana Calcanhotto com Domenico
Lancellotti, Alberto Continentino e Davi Moraes. Direção de Barbara Ohana. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (4
min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vnpUCM-T2M8. Acesso em: 11 abr. 2023.
SAFF, Donald; SACILOTTO, Deli. Printmaking: History and Process. New York: Holt, Rinehart and
Winston, 1978.
STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo, v. I: el pecado de Epimeteo. Euskal Herria: Hiru
Argitaletxea; Madrid: Gráficas Lizzara S. L., 2002a.
STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo, v. II: la Desorientación. Euskal Herria: Hiru Argitaletxea S.
L.; Madrid: Gráficas Lizzara S. L., 2002b.
STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo, v. III: el tiempo del cine – la question del malestar. Euskal
Herria: Hiru Argitaletxea S. L.; Madrid: Gráficas Lizzara S. L., 2004.
STULIK, Dusan C.; KAPLAN, Art. Photogravure: The Atlas of Analytical Signatures of Photographic
Processes. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 2013.
A TÉCNICA e o Tempo em Bernard Stiegler. Apresentação de Moysés Pinto Neto. [S. l.: s. n.], 2020. 1
vídeo (33 min). Publicado pelo canal Transe. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?
v=aNAC-IneSGs&list=PLRrHPCSYEQggsXkbxnDMGlcWLgqRqVrkF&index=2. Acesso em: 5 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-13 (3)
- 2024-05-10 (2)
- 2024-04-01 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taila Idzi, Maria do Carmo De Freitas Veneroso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.