A crítica e o livro de artista

Autores

  • Paulo Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Livro do artista, Arte contemporânea

Resumo

A renovada postura crítica frente à obra de arte contemporânea deve ser capaz de lidar com o livro de artista em todas as suas formas, o que inclui todo o grupo de objetos ou documentos assemelhados que compartilham espaços de exibição equivalentes, mesmo que sejam conceitualmente excludentes.

Biografia do Autor

Paulo Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Artes Plásticas, mestre e doutor em História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; integrante do grupo de pesquisa Veículos da Arte (IA/UFRGS/CNPq).

Referências

ARTFORUM. New York: Artforum International Magazine, v.2, n.9, p. 55, 1964, March 1964.

CARRIÓN, Ulises. Bookworks revisited. In: ____. Quant aux livres/ On books. Genève: Héros-Limite, 1997. p.71, 166. (Conferência de 1979, com publicação em 1980; apresentações de Clive Phillpot e Anne Moeglin- Delcroix.)

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: MAC-USP/Iluminuras, 1999.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

SILVEIRA, P. A crítica e o livro de artista. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 50–58, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48523. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática