Construindo moradas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48595Palavras-chave:
Narrativa poética, Deriva, Morada, Cidade, Ensaio visualResumo
Este trabalho consiste em uma combinação de um escrito de artista e um ensaio visual,resultado de uma pesquisa de mestrado que interpreta a cidade como uma morada simbólica. Propõe-se utilizar a prática de deriva como uma atividade poética-metafórica e metodológica para estabelecer relações sensíveis com o território e ressignificar seus elementos. A deriva envolve percorrer o ambiente sem rota definida, guiado por pulsões psicogeográficas que revelam memórias e percepções inconscientes. Os registros, no caso feitos através da fotografia, são transformados em uma narrativa poética conjugada com imagens, resultando em um ensaio-visual-textual.
Referências
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BARROS, J. M. Cultura e comunicação nas avenidas de contorno em Belo Horizonte e La Plata.
Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2005.
BARROS, M. de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GAARDER, J. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
INFINITO Circular. Intérprete: Novos Baianos. Brasil: Globo Polydor, 1997. 1 CD (85 min).
LATERZA, M. Fábula de Ouro Preto. In: LATERZA, M. Roteiro estético das minas enganosas. Belo
Horizonte: Memória Gráfica Edições, 2002. p. 11-12.
LATERZA, M. F. Moradas. 2014. 64 p. Monografia (Graduação em Artes) – Escola de Belas Artes,
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de
Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, jun. 2002.
MISTÉRIO do Planeta. In: INFINITO Circular. Intérprete: Novos Baianos. Brasil: Globo Polydor, 1997. CD
(85 min).
MORA na filosofia. In: TRANSA. Intérprete: Caetano Veloso. Londres: Philips, 1972. LP (7 min)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Fonseca Laterza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.