Incertos clarões
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48669Palavras-chave:
Design tipográfico, Impressão, Sobrevivência, Montagem, ImaginaçãoResumo
Símbolos não alfabéticos reivindicam no livro Fragmentos completos, de Safo, uma espécie
de “tipomancia”. Revelam como se articulam o desejo de saber de um corpo-leitor e o insaber desnudado por elementos tipográficos. Fazem pensar que na montagem – forma operadora da imaginação – se encontra o vínculo entre contato, semelhança e sobrevivência de uma impressão. Do passado, que nem sequer passou, há ainda muito por ler ou reler. Principalmente aquilo que, talvez, jamais tenha sido escrito.
Referências
ARISTÓTELES. De Anima. Trad. Maria Cecília Gomes dos Reis. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012a.
ARISTÓTELES. Parva Naturalia. Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2012b.
BATAILLE, Georges. A experiência interior: seguida de Método de Meditação e Postscriptum 1953.
Trad. Fernando Sheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BAUDELAIRE, Charles. Prosa. Trad. Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Penguin-Companhia das
Letras, 2023.
BELO, Diego Rodrigues. Peripatético Gráfico. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação Social) –
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,
BENJAMIN, Walter. Imagens do pensamento/Sobre o haxixe e outras drogas.Trad. João Barrento.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron; Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte:
Editora UFMG, 2018.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. Trad. Adalberto Müller; Márcio Seligmann-Silva.
São Paulo: Alameda, 2020.
BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Trad. André Stolarski. São Paulo: Cosac
Naify, 2005.
CARSON, Anne. Eros: o doce-amargo: um ensaio. Trad. Julia Raiz. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo,
CARSON, Anne. Sobre aquilo em que eu mais penso: ensaios. Trad. Sofia Nestrovski. São Paulo:
Editora 34, 2023.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La somiglianza per contatto. Archeologia, anacronismo e modernità
dell’impronta. Trad. Chiara Tartarini. Torino: Bollati Boringhieri editore, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo:
Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Trad. Patrícia Carmello; Vera Casa
Nova. Pós, v. 2, n. 4, p. 206-219, nov. 2012. Disponível em: bit.ly/3Tbm4JI. Acesso em: 26 fev. 2024.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas
segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad.
Vera Casa Nova; Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. Trad. Márcia Arbex; Vera Casa Nova.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico; As heterotopias. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1
edições, 2013.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Escritos sobre arte. Trad. Marco Aurélio Werle. 3. ed. São Paulo:
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2021.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Os poderes da filologia: dinâmica de conhecimento textual. Trad.
Greicy Pinto Bellin; Claudia Regina Camargo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2021.
LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa da ficção. Trad. Luciana Chieregati; Vivian Chieregati Costa.
São Paulo: n-1 edições, 2021.
MARQUES, Ana Martins. De uma a outra ilha. São Paulo: Círculo de poemas, 2023.
SAFO. Fragmentos completos. Trad. Guilherme Gontijo Flores. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2020.
SAPPHO. If not, winter: fragments of Sappho. Trad. Anne Carson. New York: Vintage Books, 2002.
WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a
história do Renascimento europeu. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diego Belo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.