Incertos clarões

Autores

  • Diego Belo UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48669

Palavras-chave:

Design tipográfico, Impressão, Sobrevivência, Montagem, Imaginação

Resumo

Símbolos não alfabéticos reivindicam no livro Fragmentos completos, de Safo, uma espécie de “tipomancia”. Revelam como se articulam o desejo de saber de um corpo-leitor e o insaber desnudado por elementos tipográficos. Fazem pensar que na montagem – forma operadora da imaginação – se encontra o vínculo entre contato, semelhança e sobrevivência de uma impressão. Do passado, que nem sequer passou, há ainda muito por ler ou reler. Principalmente aquilo que, talvez, jamais tenha sido escrito.

Referências

ARISTÓTELES. De Anima. 2. ed. Trad. Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34, 2012a.

ARISTÓTELES. Parva Naturalia. 1. ed. Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2012b.

BATAILLE, Georges. A experiência interior: seguida de Método de Meditação e Postscriptum 1953. 1. ed. Trad. Fernando Sheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BAUDELAIRE, Charles. Prosa. 1. ed. Trad. Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2023.

BELO, Diego Rodrigues. Peripatético Gráfico. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2023.

BENJAMIN, Walter. Imagens do pensamento/Sobre o haxixe e outras drogas. 1. ed. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron; Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. Trad. Adalberto Müller; Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Alameda, 2020.

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. Trad. André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

CARSON, Anne. Eros: o doce-amargo: um ensaio. 1. ed. Trad. Julia Raiz. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.

CARSON, Anne. Sobre aquilo em que eu mais penso: ensaios. 1. ed. Trad. Sofia Nestrovski. São Paulo: Editora 34, 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La somiglianza per contatto. Archeologia, anacronismo e modernità dell’impronta. 1. ed. Trad. Chiara Tartarini. Torino: Bollati Boringhieri editore, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova; Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. Trad. Márcia Arbex; Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico; As heterotopias. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 edições, 2013.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Escritos sobre arte. 3. ed. Trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2021.

LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa da ficção. Trad. Luciana Chieregati; Vivian Chieregati Costa. São Paulo: n-1 edições, 2021.

MARQUES, Ana Martins. De uma a outra ilha. 1. ed. São Paulo: Círculo de poemas, 2023.

SAFO. Fragmentos completos. 2. ed. Trad. Guilherme Gontijo Flores. São Paulo: Editora 34, 2020.

SAPPHO. If not, winter: fragments of Sappho. Trad. Anne Carson. New York: Vintage Books, 2002.

WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. 1. ed. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

BELO, D. Incertos clarões. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 110–130, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48669. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48669. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê