Água Grande
colagens poéticoinvestigativas de uma cidade que nasce nas margens e deságua no Rio
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52491Palavras-chave:
Colagem artística, Poéticas da cidade, Baixada Fluminense, Nova IguaçuResumo
Este ensaio apresenta uma série de colagens artísticas que investiga o viver e criar-se em
Nova Iguaçu (RJ), cidade da Baixada Fluminense cujo nome significa “água grande”. O trabalho explora a colagem como um procedimento poético que abarca processos materiais e simbólicos de apropriação, sobreposição e recontextualização de elementos significativos da cidade tematizada. Com a sobreposição de memórias e experiências pessoais, crenças e dispositivos que organizam cultural e politicamente o território iguaçuano, o ensaio busca pensar a cidade como espaço socialmente construído, cujas forças contraditórias – de abundância e escassez, violência e resistência – culminam na potência crítica e poética de vivências, ações e reflexões efetivamente experimentadas neste território.
Referências
A TERRA das muitas águas. Direção: Catu Rizo. Roteiro: Catu Rizo e Flaviane Damasceno. Produção:
Sabrina Bitencourt, Anele Rodrigues, Giordana Moreira e Samuel Lobo. Rio de Janeiro: [s. n.], 2019. 1
vídeo (20 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vYWY3VaOG0U. Acesso em: 31
jul. 2024.
ASSUMPÇÃO, Juliana Gama de Brito. Práticas literárias, feminismos zineiros. João Pessoa: Marca de
Fantasia, 2024.
BERNARDO, Juliana Ferreira. Colagem nos meios imagéticos contemporâneos. 2012. 170 f.
Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
CRENSHAW, Kimberlé. Mapping the Margins: Interseccionality, Identity Politics and Violence Against
Women of Color. Stanford Law Review, California, v. 43, n. 6, p. 1241-1299, jul. 1991. Disponível em:
https://doi.org/10.2307/1229039 . Acesso em: 27 abr. 2024.
FONSECA, Aline. Collage: a colagem surrealista. Revista Educação, Guarulhos, v. 4, n. 1, p. 54-64,
hooks, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
NAVARRO, Eduardo de Almeida. Dicionário de Tupi Antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São
Paulo: Global, 2013.
NOVA IGUAÇU decreta Situação de Emergência devido às chuvas intensas. Defesa Civil já registrou
ocorrências. Site oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu (RJ), 14 jan. 2024.
Disponível em: www.novaiguacu.rj.gov.br/2024/01/14/nova-iguacu-decreta-situacao-deemergencia-devido-as-chuvas-intensas-defesa-civil-ja-registrou-173-ocorrencias-2 . Acesso em: 27
abr. 2024.
PLÁCIDO, Patrícia de Oliveira; QUEIROZ, Edileuza Dias de. Um breve histórico do território da Baixada
Fluminense/RJ: da sua gênese ao sacrifício. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014, Vitória.
Anais eletrônicos [...]. Vitória: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Gama Assumpção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001