(Des)Mascaramentos

uma análise de três cenas teatrais do Pigmalião Escultura que Mexe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52741

Palavras-chave:

Máscaras, Teatro de Formas Animadas, Pigmalião Escultura que Mexe

Resumo

O artigo aborda a operacionalidade cênica da máscara pelo grupo teatral mineiro Pigmalião Escultura que Mexe. Para além de detalhar sua utilização e descrever aspectos de sua materialidade, concentra-se nas configurações políticas e filosóficas engendradas pelo ato do intérprete se desmascarar diante do público. Para tanto, descreve e problematiza três cenas de três diferentes espetáculos de seu repertório, sendo eles O quadro de todos juntos (2014), Mordaz (2016) e Macunaïma Gourmet (2017).

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

(Des)Mascaramentos: uma análise de três cenas teatrais do Pigmalião Escultura que Mexe. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 106–127, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52741. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52741. Acesso em: 22 dez. 2024.

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