(Des)Mascaramentos

uma análise de três cenas teatrais do Pigmalião Escultura que Mexe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52741

Palavras-chave:

Máscaras, Teatro de Formas Animadas, Pigmalião Escultura que Mexe

Resumo

O artigo aborda a operacionalidade cênica da máscara pelo grupo teatral mineiro Pigmalião Escultura que Mexe. Para além de detalhar sua utilização e descrever aspectos de sua materialidade, concentra-se nas configurações políticas e filosóficas engendradas pelo ato do intérprete se desmascarar diante do público. Para tanto, descreve e problematiza três cenas de três diferentes espetáculos de seu repertório, sendo eles O quadro de todos juntos (2014), Mordaz (2016) e Macunaïma Gourmet (2017).

Referências

ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. São Paulo: Oficinas Gráficas de

Eugênio Cupolo, 1928.

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Barueri: Ciranda Cultural, 2016.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

CANETTI, Elias. Massa e poder. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser ou não ser: procedimentos dramatúrgicos do teatro

de animação. São Paulo: Edusp, 2016.

FANON, Frantz. Racismo e Cultura. Revista Convergência Crítica, Campos dos Goytacazes, n. 13,

p. 78-90, 2018.

FELIX, Eduardo. O quadro de todos juntos. Dramaturgia do espetáculo do grupo Pigmalião

Escultura que Mexe. Belo Horizonte, 2014.

FELIX, Eduardo. ROSIÈRE, Conceição. Mordaz. Dramaturgia do espetáculo do grupo Pigmalião

Escultura que Mexe. Belo Horizonte, 2016.

FELIX, Eduardo. VIANA, Marina. Macunaïma Gourmet. Dramaturgia do espetáculo do grupo

Pigmalião Escultura que Mexe. Belo Horizonte, 2017-2023.

GURGEL, Luiza Kelly. Ai... que preguiça! uma análise dos “brasis” de macunaíma. Linguagens: Revista

de Letras, Artes e Comunicação, v. 3, n. 1, p. 18-30, 2010.

JURKOWSKI, Henryk. Métamorphoses. Charleville-Mézières: Éditions Institut International de la

Marionnette, 2000.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo:

Perspectiva, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

SCHRICKTE, M. R. (Des)Mascaramentos: uma análise de três cenas teatrais do Pigmalião Escultura que Mexe. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 106–127, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52741. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52741. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê