O gênero da máscara
desfigurações no Reisado de Caretas da Família Ramos em Canindé
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52756Palavras-chave:
Máscara, Reisado, Gênero e Sexualidade, Cultura Popular, TradiçãoResumo
Neste artigo, discuto a relação entre máscara e gênero a partir do Reisado de Caretas da Família Ramos no assentamento de Ipueira da Vaca, distrito de Targinos, zona rural da cidade de Canindé, no interior do Ceará. Para isso, trago uma das passagens da cartografia das dissidências sexuais e de gênero que desenvolvi durante oito anos pelas performances da tradição no estado, destacando o meu encontro em 2023 com o brincante Márcio Ramos, que perfaz na quarta geração do grupo que surgiu em meados de 1920 no sertão cearense. Através dos saberes trans busco centralizar o gênero como forma de questionar toda uma linhagem masculina, heterossexual e cisgênera que parece ser naturalizada nos enredos da tradição, principalmente no sentido de queerizar a noção de teatro como encantamento. Afinal, quando o brincante Márcio Ramos refaz a máscara do avô, Nel Ramos, ele parece refazer a partir do seu próprio gênero, perpetuando tradições por meio
da “desfiguração” das figuras da cena que mostra a encantaria como um tipo de mascaramento performativo.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François
Rebelais. São Paulo: Hucitec, 1987.
BARROSO, Oswald. A máscara: teatro ritual ao teatro brincante. Fortaleza: Armazém Cultural, 2015.
BARROSO, Oswald. Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas. Fortaleza: Armazém
Cultural, 2013.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das
Letras, 1995.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2016.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: n-1 edições, 2020.
BUTLER, Judith. Desfazendo gênero. São Paulo: Unesp, 2022.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo:
Edusp, 2008.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
HALL, Stuart. “Quem precisa da identidade?” In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD,
Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2008.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Belo
Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
OLIVEIRA JUNIOR, Ribamar José de. Corpo brincante: a presença travesti nas performances dos
quilombos de Reisado. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 12, n. 3, p. e118634, 2022.
OLIVEIRA JUNIOR, Ribamar José de. Tica nasceu de papo para cima: enunciados performativos na
rainha do Reisado Santa Helena. Cadernos Pagu, n. 55, p. e195523, 2019.
OLIVEIRA JUNIOR, Ribamar José de. Pode uma travesti ser mestra? F(r)icções de gênero na tradição do
guerreiro em Juazeiro do Norte (CE). Horizontes Antropológicos, v. 29, n. 67, p. e670407, 2023.
OLIVEIRA JUNIOR, Ribamar José de; FORTES, Lore. O simulacro da Rainha: performance, ritual e corpo
no Reisado Santa Helena. Horizontes Antropológicos, v. 26, n. 56, p. 87-115, 2020.
PRECIADO, Beatriz. O manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.
PRECIADO, Beatriz. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista Estudos
Feministas, v. 19, p. 11-20, 2011.
PRECIADO, Paul B. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
PRECIADO, Paul B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n1 edições, 2018.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo:
Estação Liberdade, 1989.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e realidade, v. 20, n. 2, p. 71-
, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ribamar José de Oliveira Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.