Ensinar, aprender e participar

aproximações extensionistas com o Farol da praia do Titanzinho (Fortaleza-CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53613

Palavras-chave:

Farol do Mucuripe, Fortaleza, Patrimônio Cultural

Resumo

Atualmente, a discussão sobre a curricularização da extensão vem animando as reuniões dos cursos, colocando os professores universitários a pensar sobre a atuação fora dos muros da universidade. O curso de extensão “História, memória e patrimônio: elementos para a formação profissional na cadeia patrimonial”, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC-CNPq), em 2016, é destrinchado, aqui, não apenas como uma experiência de extensão envolvendo a área do patrimônio cultural, mas como oportunidade de se refletir sobre o engajamento coletivo a partir da universidade. Além de nos permitir avaliar os impactos dos processos de formação e de pesquisa quando historiadores, atuam contribuindo nos processos da cadeia operatória da patrimonialização.

Biografia do Autor

  • Carolina Ruoso, Universidade Federal de Minas Gerais

    Carolina Ruoso Graduou-se em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e neste período participou do Laboratório de Museologia do Museu do Ceará (LAMU). Cursou o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História do Norte e Nordeste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde desenvolveu a pesquisa que resultou no livro O Museu do Ceará e a linguagem Poética das coisas, (1971-1990) publicado pela Coleção Outras Histórias editado pelo Museu do Ceará em 2009. No ano de 2009 atuou como diretora da Galeria Antônio Bandeira. E Realizou doutorado em História da Arte na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com orientação do professor Dr. Dominique Poulot. Sua pesquisa Casa de Marimbondos. Nove tempos para nove atlas. História de um museu de arte brasileiro (1961 -2011) foi defendida em 2016. Atuou como curadora do Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço, Secult-Ce (2015 - 2016). Atualmente é professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes da UFMG, atua nos cursos de Museologia, Artes Visuais e Conservação e Restauração.

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Ensinar, aprender e participar: aproximações extensionistas com o Farol da praia do Titanzinho (Fortaleza-CE). PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 28–51, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53613. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53613. Acesso em: 19 jun. 2025.

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