Ensinar, aprender e participar
aproximações extensionistas com o Farol da praia do Titanzinho (Fortaleza-CE)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53613Palavras-chave:
Farol do Mucuripe, Fortaleza, Patrimônio CulturalResumo
Atualmente, a discussão sobre a curricularização da extensão vem animando as reuniões dos cursos, colocando os professores universitários a pensar sobre a atuação fora dos muros da universidade. O curso de extensão “História, memória e patrimônio: elementos para a formação profissional na cadeia patrimonial”, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC-CNPq), em 2016, é destrinchado, aqui, não apenas como uma experiência de extensão envolvendo a área do patrimônio cultural, mas como oportunidade de se refletir sobre o engajamento coletivo a partir da universidade. Além de nos permitir avaliar os impactos dos processos de formação e de pesquisa quando historiadores, atuam contribuindo nos processos da cadeia operatória da patrimonialização.
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