Modernismos em toda parte

Bienal de Veneza de 2024

Autores

  • Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.54080

Palavras-chave:

Bienal de Veneza, curadoria, primitivismos, arte não ocidental

Resumo

O presente texto busca apresentar algumas discussões promovidas pela curadoria da 60ª edição da Bienal de Veneza, articulando algumas obras distribuídas pelo evento, especialmente aquelas dispostas em seus dois ambientes mais conhecidos: os pavilhões do Giardini e os espaços do Arsenale. Partindo do debate crítico realizado em torno do evento, de suas características históricas e da percepção de que a Bienal veneta é um ecossistema global complexo, privilegiamos, neste texto, o manuseio dos discursos primitivistas, tendo em vista a forte presença de artistas “não ocidentais” oriundos das conhecidas “margens” do sistema da arte global.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABDALA, Vitor. Museu Nacional confirma retorno de Manto Tupinambá ao Brasil. Agência Brasil, Brasília, 11 jul. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-07/museu-nacional-confirma-retorno-de-manto-tupinamba-ao-brasil. Acesso em: 13 jul. 2024.

ABREU, Clara Habib de Salles. Deslocamento e destruição: notas sobre as relações entre transferência de objetos, iconoclastia e repatriação. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 7, n. 3, p. 201-231, dez. 2023.

ALTSHULER, Bruce. Exhibition History and the Biennale. In: RICCI, Clarissa (ed.). Starting from Venice: Studies on the Biennale. Milan: Et Al Edizioni, 2010. p. 17-27.

ARN, Jackson. The Dead Rise at the Venice Biennale. New Yorker, New York, 2 maio 2024. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2024/05/13/venice-biennale-art-review. Acesso em: 14 jun. 2024.

BAILEY, Stephanie. The Venice Biennale’s Bare Minimum: Reviewing the Central Exhibition. Ocula, Venice, 3 maio 2024. Disponível em: https://ocula.com/magazine/features/2024-venice-biennales-bare-minimum/?utm_source=mutualart&utm_medium=referral. Acesso em: 4 jun. 2024.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 2, p. 89-117, ago. 2013.

BARRIENDOS, Joaquín. A colonialidade do ver: rumo a um novo diálogo visual interepistêmico. Revista Epistemologias do Sul, v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/2434. Acesso em: 11 mar. 2025.

BUCKNELL, Alice. Guerreiro do Divino Amor Builds a Helvetian Olympus at the 60th Venice Biennale. Document Journal, New York, 17 maio 2024. Disponível em: https://www.documentjournal.com/2024/05/biennale-swiss-pavilion-alice-bucknell-venice-art/. Acesso em: 17 jun. 2024.

BURNS, Sean. Central Pavilion Review: A Celebration of ‘Outsiders’ That Lacks a Punch. Frieze, London, 18 abr. 2024. Disponível em: https://www.frieze.com/article/venice-biennale-2024-review-giardini-central-pavilion. Acesso em: 23 jul. 2024.

BUROCCO, Laura. Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã: Memória e Transformação de Daiara Tukano e Escola Panapaná de Denilson Baniwa. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 8, n. 2, p. 561-599, jul. 2024.

CAFFÉ, Juliana. I Bienal de Havana e II Bienal de Johannesburgo: considerações para uma metodologia de pesquisa sobre bienais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 5, n. 2, p. 194-210, 15 maio 2021.

CAHEN, Michel; BRAGA, Ruy. Preâmbulo Anticolonial, pós(-)colonial, decolonial: e depois? In: CAHEN, Michel; BRAGA, Ruy (org.). Para além dos pós (-) colonial. São Paulo: Alameda, 2018. p. 11-32.

CERCLE D’ART DES TRAVAILLEURS DE PLANTATION CONGOLAISE. The Congolese Collective CATPC on Representing the Netherlands at the 60th Venice Biennale. [Entrevista concedida a] ArtReview. ArtReview, London, 10 abr. 2024. Disponível em: https://artreview.com/the-congolese-collective-catpc-on-representing-the-netherlands-at-the-60th-venice-biennale/. Acesso em: 11 jun. 2024.

CHARLESWOTH. J. J. 60th Venice Biennale Review: Who Can Judge? ArtReview, London, 19 abr. 2024. Disponível em: https://artreview.com/60th-venice-biennale-review-who-can-judge-foreigners-everywhere-adriano-pedrosa/. Acesso em: 20 jul. 2024.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. La cuestión latinoamericana en las Bienales realizadas en Brasil. Caiana, Buenos Aires, v. 10, p. 48-60, jun. 2017.

DANAS. Aleksandar Denić, predstavnik Srbije na jubilarnom bijenalu u Veneciji: Gde god da se nađete, uvek ste, istinski i duboko u sebi, stranac. Danas, Belgrado, 23 nov. 2023. Disponível em: https://www.danas.rs/kultura/aleksandar-denic-predstavnik-srbije-na-jubilarnom-bijenalu-u-veneciji/. Acesso em: 8 jul. 2024.

DINATO, Daniel. “Vende tela, Compra terra” e outras formas de atuação política do Movimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU). Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, v. 27, n. 41, p. 50-73, jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37235/ae.n41.4. Acesso em: 28 jul. 2024.

ENGE, Mariann. Free Us From the Nation States. Kunstkritikk, Oslo, 3 maio 2024. Disponível em: https://kunstkritikk.com/free-us-from-the-nation-states/. Acesso em: 2 jul. 2024.

FARAGO, Jason. The Venice Biennale and the Art of Turning Backward. The New York Times, New York, 18 abr. 2024. Disponível em: https://www.nytimes.com/2024/04/24/arts/design/venice-biennale-review-art-israel.html?unlocked_article_code=1.nE0.s0-6.Uj1BSRdZnrXp&smid=nytcore-ios-share&referringSource=articleShare. Acesso em: 4 maio 2024.

GARDNER, Anthony; GREEN, Charles. Biennials, Triennials, and Documenta: The Exhibitions that Created Contemporary Art. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2016.

GARRAMUÑO, Florencia. Modernidades Primitivas: tango, samba e nação. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

GOLIATH, Gabrielle. Personal Accounts of Survival and Repair. A Conversation with Gabrielle Goliath. [Entrevista concedida a] Laura Cocciolillo. Art-frame, Venice, 7 jun. 2024. Disponível em: https://art-frame.org/index.php/2024/06/07/personal-accounts-of-survival-and-repair-a-conversation-with-gabrielle-goliath/. Acesso em: 15 jun. 2024.

GRANT, Kester. The One and the Many: Contemporary Collaborative Art in a Global Context. Durham, NC: Duke University Press, 2012.

GRISSEMANN, Stefan. Tanzen gegen Putin: Anna Jermolaewa bespielt Österreichs Biennale-Pavillon. Profil, Viena, 19 abr. 2024. Disponível em: https://www.profil.at/kultur/tanzen-gegen-putin-anna-jermolaewa-bespielt-oesterreichs-biennale-pavillon/402863960. Acesso em: 10 jun. 2024.

HARDMAN, Ray. This Year’s Venice Biennale Features the Work of Hartford Artist Pablo Delano. Connecticut Public Radio, Connecticut, 14 fev. 2024. Disponível em: https://www.ctpublic.org/news/2024-02-14/this-years-venice-biennale-features-the-work-of-hartford-artist-pablo-delano. Acesso em: 11 jun. 2024.

HESHIKI, Sandra Gamarra. Sandra Gamarra Heshiki, artista que representará a España en la 63ª Bienal de Venecia. [Entrevista concedida a] Carolina Ciuti. Exibart, Barcelona, 11 abr. 2024. Disponível em: https://www.exibart.es/entrevistas/exibart-es-entrevista-sandra-gamarra-heshiki-artista-que-representara-a-espana-en-la-63a-bienal-de-venecia/. Acesso em: 22 jun. 2024.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

IBRAHIM, Hassan Ahmed. Iniciativas e resistência africanas no nordeste da África. In: BOAHEN, Albert Adu (ed.). História Geral da África VII: África sob dominação colonial (1880-1935). Brasília, DF: Unesco, 2010. p. 73-79.

JERMOLAEWA, Anna. In the Studio: Anna Jermolaewa, Vienna. [Entrevista concedida a] Alexandra Markl. Collectors Agenda, Vienna, 2024. Disponível em: https://www.collectorsagenda.com/en/in-the-studio/anna-jermolaewa-2. Acesso em: 15 jun. 2024.

KAZAN, Sophie. Egyptian Artist Wael Shawky on ‘Drama 1882’ at Venice Biennale. Scene Now, Cairo, 30 abr. 2024a. Disponível em: https://scenenow.com/ArtsAndCulture/Egyptian-Artist-Wael-Shawky-on-Drama-1882-at-Venice-Biennale. Acesso em: 16 jun. 2024.

KAZAN, Sophie. In and Out of Africa: Foreigners Everywhere or Are They? ArtAfrica, Cape Town, 4 jul. 2024b. Disponível em: https://artafricamagazine.org/in-and-out-of-africa-foreigners-everywhere-or-are-they/. Acesso em: 16 jul. 2024.

KEMP-WELCH, Klara. Ricochets: Ukrainian Solidarity and Resilience at the 60th Biennale di Venezia. ARTMargins, 21 jun. 2024. Disponível em: https://artmargins.com/ricochets-ukrainian-solidarity-venezia/?utm_source=mutualart&utm_medium=referral. Acesso em: 5 jul. 2024.

KENNICOTT, Philip. The Venice Biennale, World’s Preeminent Art Event, is Alive Again. The Washington Post, Washington, D. C., 20 abr. 2024. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/entertainment/art/2024/04/20/venice-biennale-2024-art/. Acesso em: 10 jul. 2024.

LAMBERTI, Maria Mimita. International Exhibitions in Venice. OBOE Journal, Venice, v. 1, n. 1, p. 26-45, Spring/Summer 2020.

LEE, Kang Seung. Kang Seung Lee: Harper’s BAZAAR – Interview. [Entrevista concedida a] Ana Son. Gallery Hyundai, Seul, 10 maio 2024. Disponível em: https://www.galleryhyundai.com/story/view/20000000372. Acesso em: 5 jun. 2024.

MARSHALL, Alex. At Venice Biennale, Artists Make a Case for Returning Looted Artifacts. The New York Times, New York, 6 maio 2024. Disponível em: https://www.nytimes.com/2024/05/03/arts/design/venice-biennale-restitution.html. Acesso em: 4 jun. 2024.

MASP. Ione Saldanha: a cidade inventada 10.12.2021-6.3.2022. São Paulo, 2021. Exposições. Disponível em: https://masp.org.br/exposicoes/ione-saldanha. Acesso em: 15 jun. 2024.

McGARRY, Kevin. 56th Venice Biennale, “All the World’s Futures”. e-flux, New York, 7 maio 2015. Disponível em: https://www.e-flux.com/criticism/237225/56th-venice-biennale-all-the-world-s-futures. Acesso em: 3 jun. 2024.

MESTRA, Uma. A Forum for the Indigenous. Notes After Visiting the 60th Venice Biennale. Arterritory, 7 maio 2024. Disponível em: https://arterritory.com/en/visual_arts/reviews/27126-a_forum_for_the_indigenous. Acesso em: 2 jun. 2024.

MEYRIC-HUGHES, Henry. A história e a importância da Bienal como instrumento de globalização. In: BERTOLI, Mariza; STIGGER, Verônica (org.). Arte, crítica e mundialização. São Paulo: ABCA: Imprensa Oficial do Estado, 2008. p. 21-22.

MIGNOLO, Walter. La opción decolonial: desprendimiento y apertura. Um manifiesto y un caso. Tabula Rasa, n. 8, p. 243-282, 2008.

MINISTERIO DE ASUNTOS EXTERIORES, UNIÓN EUROPEA Y COOPERACIÓN INTERNACIONAL PARA EL DESARROLLO. Pinacoteca Migrante. 60ª Ezposicione Internazionale d’Arte. La Biennale di Venezia 2024. Pabellón Español. 2024. Folder.

MOORE, Archie. The Australia Pavilion: An Interview with Archie Moore. [Entrevista concedida a] Adela Lovric. Berlin Art Link Magazine, Berlim, 2 abr. 2024. Disponível em: https://www.berlinartlink.com/2024/04/02/interview-archie-moore-australia-pavilion-venice-biennale-kith-and-kin/. Acesso em: 13 jun. 2024.

OCAMPO, Estela. El fetiche en el museo. Aproximación al arte primitivo. Madrid: Alianza Editorial, 2011.

PLATE, S. Brent. Blasphemy: Art that Offends. London: Black Dog Publishing, 2006.

PORCARELLI, Angela. Multiculturalism in Contemporary Italy: An Interview with Fred Kuwornu. Journal of Italian Cinema & Media Studies, Bristol, v. 6, n. 1, p. 107-114, jan. 2018. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/jicms.6.1.107_7. Acesso em: 16 jun. 2024.

PRECIADO, Beatriz. Multidões Queer: notas para uma política dos “anormais”. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19. n. 1, p. 11-20, jul. 2011.

PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

RECTANUS, Mark. Museums Inside Out: Artist Collaborations and New Exhibition Ecologies. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2020.

RICCI, Clarissa. From Obsolete to Contemporary: National Pavilions and the Venice Biennale. Journal of Curatorial Studies, Bristol, v. 9, n. 1, p. 8-30, abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1386/jcs_00009_1. Acesso em: 13 jul. 2024.

RIVET, Paul; SANS, Verónica. Los últimos charrúas. Guaraguao, Barcelona, v. 8, n. 19, p. 165-88, Winter 2004. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25596432. Acesso em: 18 jun. 2024.

SCHEYERER, Nicole. Hoping for Swan Lake: Anna Jermolaewa. Spike, Viena, n. 79, Spring 2024. Disponível em: https://spikeartmagazine.com/articles/portrait-hoping-for-swan-lake-anna-jermolaewa. Acesso em: 1 jun. 2024.

SCOTINI, Marco. Disobedience Archive: A Multiphase, Mobile, and Evolving Video Archive Created by 56 artists. La Biennale di Venezia, Venice, 2024. Disponível em: https://www.labiennale.org/en/art/2024/nucleo-contemporaneo/disobedience-archive. Acesso em: 27 jul. 2024.

SILVA, Glicéria Jesus da. O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 8, n. 2, p. 294-333, jun. 2024.

STERNFELD, Nora. Assembling and Disassembling: Biennials Between Boycott and Counter-Hegemony in the Second Decade of the 21st Century. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 5, n. 2, p. 133-141, out. 2021.

VÁZQUEZ, Angélica González. La biennale di Venezia: perspectivas históricas y coyunturas recientes. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 5, n. 2, p. 293-305, out. 2021.

WULLSCHLÄGER, Jackie. Venice Biennale 2024 is a Rapturous Celebration of Unfamiliar Global Artists. Financial Times, London, 18 abr. 2024. Disponível em: https://www.ft.com/content/19d2df6f-8c31-4675-bd02-879d3b490fa6. Acesso em: 17 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Modernismos em toda parte: Bienal de Veneza de 2024. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 124–163, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.54080. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/54080. Acesso em: 24 dez. 2025.