Educação Audiovisual no Brasil em tempos de neoprodutivismo e barbárie

reflexões e possibilidades a partir da Arte-Educação

Autores

  • Diego da Silva Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.55920

Palavras-chave:

Educação Audiovisual, Arte-Educação, educação escolar

Resumo

Este artigo busca trazer reflexões sobre o lugar do licenciado em Cinema e Audiovisual na Educação Básica brasileira e, portanto, sobre as disputas políticas e curriculares que compõem seu fazer profissional em tempos de neoprodutivismo e barbárie. Para isso, estabelece relações entre Cinema, Audiovisual, Arte e Educação, a partir de um referencial teórico interdisciplinar. O texto inicia discutindo o panorama educacional contemporâneo brasileiro, para, com base na trajetória que a Arte-educação vem construindo nesse cenário, pensar o trabalho que se pode desenvolver com o Audiovisual, em contexto escolar, integrado ao Ensino de Arte, e, assim, contribuir para a formação dos estudantes para o enfrentamento do panorama inicialmente apresentado.

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Biografia do Autor

  • Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

    Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ e a Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, além de uma Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.

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Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Educação Audiovisual no Brasil em tempos de neoprodutivismo e barbárie: reflexões e possibilidades a partir da Arte-Educação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 399–422, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.55920. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/55920. Acesso em: 24 dez. 2025.