Educação Audiovisual no Brasil em tempos de neoprodutivismo e barbárie
reflexões e possibilidades a partir da Arte-Educação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.55920Palavras-chave:
Educação Audiovisual, Arte-Educação, educação escolarResumo
Este artigo busca trazer reflexões sobre o lugar do licenciado em Cinema e Audiovisual na Educação Básica brasileira e, portanto, sobre as disputas políticas e curriculares que compõem seu fazer profissional em tempos de neoprodutivismo e barbárie. Para isso, estabelece relações entre Cinema, Audiovisual, Arte e Educação, a partir de um referencial teórico interdisciplinar. O texto inicia discutindo o panorama educacional contemporâneo brasileiro, para, com base na trajetória que a Arte-educação vem construindo nesse cenário, pensar o trabalho que se pode desenvolver com o Audiovisual, em contexto escolar, integrado ao Ensino de Arte, e, assim, contribuir para a formação dos estudantes para o enfrentamento do panorama inicialmente apresentado.
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