Gonçalo Mabunda e a estética dos destroços
arte, metamorfosis y mercado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.56973Palavras-chave:
Moçambique, Arte contemporânea, Arte e Guerra, Gonçalo MabundaResumo
Este artigo analisa parte da obra do artista moçambicano Gonçalo Mabunda, destacando suas indagações sobre arte, guerra e poder. Com base em estudos documentais, bibliográficos e observações de campo realizadas em duas viagens a Maputo (em 2022 e 2024), o texto problematiza a inserção de Mabunda no circuito global de arte, discutindo a demanda por exotismo e autenticidade impostas à produção de artistas africanos, bem como as estratégias mobilizadas, nesse contexto, para assegurar sustentabilidade financeira e reconhecimento. Apoiando-se nas críticas de Mbembe (2009) e de Hassan e Oguibe (2001) à essencialização de uma suposta autenticidade africana, o artigo recorre a Meigos (2018) e Agamben (2009) para discutir a circulação da obra de Mabunda no mercado de arte em Moçambique.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
ALAVINA, Fran. Agamben: profanar a Democracia Representativa. Outras Palavras, São Paulo, 22 maio 2017. Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/dialogo-com-agamben-profanar-a-democracia-representativa/. Acesso em: 25 set. 2024.
AMSELLE, Jean-Loup. L’art de la friche : essai sur l’art africain contemporain. Paris: Flammarion, 2005.
ANDRIAMIRADO, Virginie. Africa’s artists redraw the map of the world. Africultures, Paris, 30 abr. 2003. Disponível em: https://africultures.com/africas-artists-redraw-the-map-of-the-world-5689/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=544. Acesso em: 14 out. 2023.
ANJOS, Moacir. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
ARNFRED, Signe. Notas sobre gênero e modernização em Moçambique. Cadernos Pagu, Campinas, n. 45, p. 181-224, dez. 2015.
BARBIER, Adrien. Gonçalo Mabunda et la guerre civile mozambicaine recyclée. Le Monde Afrique, Maputo, 18 jun. 2015. Disponível em: https://www.lemonde.fr/afrique/article/2015/06/18/goncalo-mabunda-et-la-guerre-civile-mozambicaine-recyclee_4656813_3212.html. Acesso em: 25 set. 2023.
BARROS, José D’Assunção. As influências da arte africana na arte moderna. Afro-Ásia, Salvador, n. 44, p. 37-95, 2011.
BASKETT, Mallory Sharp. All the World’s Futures: Globalization of Contemporary African Art at the 2015 Venice Biennale. Critical Interventions, v. 1, n. 10, p. 28-42, 2016.
BEVILACQUA, Juliana Ribeiro da Silva. Na presença dos espíritos: arte africana em perspectiva. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2010.
COSTA, Alda. Arte em Moçambique: entre a construção da nação e o mundo sem fronteiras. Lisboa: Verbo, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1992.
DHOW Moçambique. Disponível em: https://dhow.co.mz/?v=6ee58d337915. Acesso em: 2 dez. 2024.
DIAWARA, Manthia. In Search of Africa. Cambridge: Harvard University Press, 2000.
DOSSIN, Francielly Rocha. Magiciens de la terre (1989) e Africa remix (2005): dois momentos da arte africana no Ocidente, ou como as exposições escrevem a História. ArtCultura, v. 15, n. 26, p. 47-57, jun. 2013.
ENTREVISTA a Gonçalo Mabunda. Dhow Moçambique, Maputo, 17 jun. 2020. Disponível em: https://dhow.co.mz/2020/06/17/entrevista-a-goncalo-mabunda/?v=6ee58d337915. Acesso em: 2 jul. 2023.
ENWEZOR, Okwui; OKEKE-AGULU, Chika. Situando a arte contemporânea africana. In: ARAUJO, Emanoel. Africa Africans: arte contemporânea. São Paulo: Museu Afro Brasil, 2015.
FALTAS, Sami; PAES, Wolf-Christian. Transformação de Armas em Enxadas: a abordagem TAE para um desarmamento práctico – uma avaliação sobre o projeto TAE em Moçambique. Bonn: Bonn International Center for Conversion, 2004.
HAN, Byung-Chul. O que é poder? Petrópolis: Vozes, 2019.
HASSAN, Salah; OGUIBE, Olu. Authentic/Ex-Centric at the Venice Biennale: African Conceptualism in Global Contexts. African Arts, v. 34, n. 4, p. 64-96, 2001.
LARKIN DUREY. Gonçalo Mabunda. [202-]. Disponível em: https://www.larkindurey.com/artists/29-goncalo-mabunda/. Acesso em: 25 set. 2024.
LARANJEIRA, Lia Dias. Mashinamu na Uhuru: arte makonde e história política de Moçambique (1950–1974). São Paulo: Intermeios, 2018.
LARKIN DUREY. Gonçalo Mabunda. [202-]. Disponível em: https://www.larkindurey.com/artists/29-goncalo-mabunda/. Acesso em: 25 set. 2024.
MALOA, Joaquim Miranda. O assalto à mão armada em Moçambique: desafio a segurança pública. Revista LEVS, Marília, n. 20, p. 14-28, nov. 2017.
MBEMBE, Achille. Art contemporain d’Afrique : négocier les conditions de la reconnaissance. Entrevista concedida a Vivian Paulissen. Africultures, Paris, 1 dez. 2009. Disponível em: https://africultures.com/art-contemporain-dafrique-negocier-les-conditions-de-la-reconnaissance-9028/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=556. Acesso em: 12 maio 2024.
MEIGOS, Filimone Manuel. Dinâmicas das Artes Plásticas em Moçambique. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2018.
MUNANGA, Kabengele. A dimensão estética na arte negro-africana tradicional. In: AJZENBERG, Elza (org.). Arteconhecimento. São Paulo: MAC, 2004. p. 29-44.
NGOENHA, Severino Elias. Os tempos da filosofia: filosofia e democracia moçambicana. Maputo: Imprensa Universitária, 2004.
NJAMI, Simon. Africa Remix: contemporary art of a continent. From a press information by the organizers in Düsseldorf, July 2004. Disponível em: http://universes-in-universe.de/specials/africa-remix/e-press.htm. Acesso em: 2 jul. 2023.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, 1998.
PELEMBE, Titos. Do passado ao presente, rumo ao futuro: de Maputo a Veneza – colecção de arte moçambicana Piero Reis. Maputo: Pensar as Artes Edições, 2023.
RAPOSO, Sílvia. As balas no dorso do crocodilo: escultura, memória e resistência em Moçambique. Forum Sociológico, Lisboa, n. 31, p. 65-76, 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/sociologico/1793. Acesso em: 25 set. 2023.
RAPOSO, Sílvia. Desabrochando uma rosa de um rocket: memória, performance e resistência na arte moçambicana. Revista perifèria, Barcelona, v. 21, n. 1, p. 56-87, jun. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/periferia.505. Acesso em: 25 set. 2023.
SALUM, Marta Heloísa Leuba. Que dizer agora sobre arte africana? A África nas exposições da virada do século XX para o XXI, no Brasil e no exterior. Revista Arte 21, São Paulo, v. 2, p. 10-26, 2014.
STEINER, Christopher. African Art in Transit. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
TONNETTI, Flávio Américo. Necropolítica como condição estética: a escultura de Gonçalo Mabunda. Artefilosofia, Ouro Preto, n. 15, v. 28, p. 151-170, 2020.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valdir Pierote Silva, Denise Dias Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 22/05923-9







