Arte e Política de Vilém Flusser
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58149Palavras-chave:
Vilém Flusser, Arte, PolíticaResumo
Tradução do ensaio “Arte e Política” de Vilém Flusser, acompanhada de apresentação e notas de Flávio Américo Tonnetti e Gabriel Souza Figueiredo. O ensaio original explora a relação entre arte e política, partindo da concepção platônica, que as considerava em termos de equivalência, para discutir a subsequente separação e inversão de papéis ocorrida na Modernidade, buscando analisar como a arte – como technē, impulsionada pela tecnologia – assume um papel governamental na sociedade contemporânea. A tradução do original datilografado buscou preservar as idiossincrasias estilísticas de Flusser, conforme detalhado na apresentação que precede o ensaio e nas notas explicativas.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Sinais de pontuação. In: ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, 2003, p. 141-150.
BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento – sobre o haxixe e outras drogas. Edição e tradução de João Barrento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
FLUSSER, Vilém. Art and Politics. Artforum, v. 29, n. 4., 1990. Disponível em: https://www.artforum.com/columns/art-and-politics-204480/. Acesso em: 4 mar. 2025.
FLUSSER, Vilém. Art and Politics. Fotocópia datilografada: ESSAYS 1_ENGLISH-A: M20-ARTF-16_664_ART AND POLITICS. Arquivo Vilém Flusser São Paulo.
FLUSSER, Vilém. Bodenlos: uma autobiografia filosófica. São Paulo: Annablume, 2007.
FLUSSER, Vilém. Retradução enquanto método de trabalho. Flusser Studies, n. 15, 2013. Disponível em: https://flusserstudies.net/sites/www.flusserstudies.net/files/media/attachments/flusser-retraducao.pdf. Acesso em: 12 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávio Américo Tonnetti, Gabriel Souza Figueiredo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.







