Potencialidades das tecnologias digitais no ensino de Arte

o que é destacado por professores(as)?

Autores

  • Giuliano Alencar Tibúrcio Secretarial do Estado da Educação do Paraná
  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual de Maringá
  • Rosefran Adriano Gonçales Cibotto Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58595

Palavras-chave:

ensino de Arte, tecnologia digital, conhecimento tecnológico, TPACK, entrevista

Resumo

Este estudo qualitativo tem como objetivo investigar a compreensão dos(as) professores(as) acerca das potencialidades do uso de Tecnologias Digitais (TD) no ensino de Arte. O arcabouço teórico é pautado no Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK). A pesquisa envolveu entrevistas semiestruturadas com docentes da Educação Básica do Paraná. A análise de conteúdo revelou que os participantes reconhecem os benefícios e a relevância das TD para expandir as possibilidades de ensino dos conteúdos de Arte. Além disso, relataram o uso de diversas ferramentas digitais, compartilhando experiências pedagógicas que evidenciam seus conhecimentos conforme o TPACK. Os resultados destacam a importância das TD na prática docente, contribuindo para a inovação e a melhoria do ensino de Arte.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (ed.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BECKER, Silvana Ap. Portes; BIDARRA, Jorge; OLIVEIRA, Valdeci B. de Melo. Contribuições da tecnologia para o professor de arte em sua prática pedagógica: um relato de experiência. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Cadernos PDE. Curitiba: SEED/PR, 2009. p. 1-20. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1886-8.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2018.

CHAI, Ching S.; KOH, Joyce H. L.; TSAI, Chin-Chung. A Review of Technological Pedagogical Content Knowledge. Educational Technology & Society, v. 16, n. 2, p. 31-51, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/290044779_A_Review_of_Technological_Pedagogical_Content_Knowledge. Acesso em: 4 jul. 2021.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615/pdf. Acesso em: 16 jul. 2021.

COSTA, Sídney Moreira da. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Prefácio. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 9-21.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. Teachers Learning Technology by Design. Journal of Computing in Teacher Education, v. 21, n. 3, p. 94-102, 2005. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ882473.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

MANZINI, Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de Pós-Graduação em Educação. Percurso, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVEIRA, Éderson Dias de; FONSECA, Bruna Aparecida; PAVANI, Giovana Suelen. Breve avaliação dos laboratórios de informática na educação básica: estudo de caso da rede municipal de ensino de Jandaia do Sul – PR. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 25, p. 116-128, set. 2019. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/1164/460. Acesso em: 16 fev. 2022.

OLIVEIRA, Erika Patricia Teixeira de. O ensino de Arte e as tecnologias contemporâneas no contexto escolar. 2014. 49 p. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paranavaí, 2014. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20733/3/MD_EDUMTE_2014_2_33.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 19 abr. 2022.

RUAS, Isak Paulo de Andrade; MACÊDO, Josué Antunes de. O uso do laboratório de informática no ensino de Matemática nas escolas de Januária. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, 2020.

SANTOS, Wilton Silva dos. Organização Curricular Baseada em Competência na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 1, p. 86-92, mar. 2011.

SANTOS, Caroline Costa dos. O uso da tecnologia no ensino de Arte. 2012. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cacequi, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/95940. Acesso em: 9 abr. 2022.

SILVA, Antonia Ladyjane Duarte da. As mídias e as tecnologias digitais no ensino de arte. 2016. 73 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/21797/1/2016_dis_aldsilva.pdf. Acesso em: 3 ago. 2021.

SHULMAN, Lee S. Knowledge an Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, Feb. 1987.

SOSSAI, Sonia Maria Furlan. Estudo do movimento expressionista a partir da utilização de recursos tecnológicos. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Cadernos PDE. Curitiba: SEED/PR, 2012. p. 7-48. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_arte_pdp_sonia_maria_furlan_sossai.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Potencialidades das tecnologias digitais no ensino de Arte: o que é destacado por professores(as)?. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 374–398, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.58595. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/58595. Acesso em: 13 dez. 2025.