Potencialidades das tecnologias digitais no ensino de Arte
o que é destacado por professores(as)?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58595Palavras-chave:
ensino de Arte, tecnologia digital, conhecimento tecnológico, TPACK, entrevistaResumo
Este estudo qualitativo tem como objetivo investigar a compreensão dos(as) professores(as) acerca das potencialidades do uso de Tecnologias Digitais (TD) no ensino de Arte. O arcabouço teórico é pautado no Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK). A pesquisa envolveu entrevistas semiestruturadas com docentes da Educação Básica do Paraná. A análise de conteúdo revelou que os participantes reconhecem os benefícios e a relevância das TD para expandir as possibilidades de ensino dos conteúdos de Arte. Além disso, relataram o uso de diversas ferramentas digitais, compartilhando experiências pedagógicas que evidenciam seus conhecimentos conforme o TPACK. Os resultados destacam a importância das TD na prática docente, contribuindo para a inovação e a melhoria do ensino de Arte.
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