Joseph Beuys e Giuseppe Penone: Aproximações Entre Arte e Política

Authors

  • Marina Andrade Câmara UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15635

Abstract

A partir de uma distância reivindicada pelo escultor Giuseppe Penone em relação à uma possível influência do artista alemão Joseph Beuys, ponderamos quais são as evidências demonstradas pelas próprias obras acerca de aproximações entre as pesquisas dos dois artistas, no que tange a materialidade e formalidade das produções para, assim, delinearmos aquilo que ambos teriam de definitivamente comum, ou seja, um retorno ao sensível como um modo de fazer arte política.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marina Andrade Câmara, UFMG
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG

References

BARCOS PALMA, Ricardo Javier. La estética y su dimensión política según Jacques Rancière. Nómadas, Bogotá, n. 31, oct. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75502009000200010&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 31 out. 2012. BORER, Alain. Um lamento por Joseph Beuys. In: Joseph Beuys. São Paulo: Cosac&Naify, 2001. BUCK-MORSS, Susan. Estética e Anestética: O “Ensaio Sobre a Obra de Arte de Walter Benjamin reconsiderado. In: Travessia – revista de Literatura – n.33. UFSC – Ilha de Santa Catarina, ago-dez; p. 11-41, 1996. CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. Arte Povera. London: Phaidon Press Limited, 1999. FLOOD, RICHARD; MORRIS, FRANCES; WALKER ART CENTER; TATE MODERN (GALLERY). Zero to infinity: arte povera, 1962-1972. 1st ed. Minneapolis, Minn.: Walker Art Center; New York: Available through D.A.P./Distributed Art Pub., c2001 FRANCA-HUCHET, L’infra-mince, Zona de Sombra e o tempo do entre-dois. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 16, 19-26, mai, 1998. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27748>. Acesso em: 31 out 2012. SAMMLUNG GOETZ; SCHUMACHER, Rainald. Arte povera from the Goetz Collection. Rev. English ed. München: Sammlung Goetz, c 2001 SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARLEY, Leo & SCHARTZ, Vanessa R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.

Published

2013-11-29

Issue

Section

Articles - Thematic section

How to Cite

Joseph Beuys e Giuseppe Penone: Aproximações Entre Arte e Política. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 38–48, 2013. DOI: 10.35699/2238-2046.15635. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15635. Acesso em: 24 dec. 2025.