O verso do artista no reverso do mundo

Autores/as

  • Luiz Sérgio de Oliveira UFF

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15653

Palabras clave:

artista, práticas colaborativas, arte contemporânea

Resumen

As práticas artísticas colaborativas têm transformado a natureza da arte, além de provocar o deslocamento do artista do lugar tradicionalmente a ele reservado na sociedade. Isso tem demandado do artista a reinvenção de si mesmo sob a luz das mudanças nas relações entre arte e sociedade. Estas são questões que buscamos enfrentar neste texto-reflexão, visando confrontar “verdades” e percepções cristalizadas da arte, de seu lugar e de suas relações com a sociedade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Sérgio de Oliveira, UFF
    Artista e professor associado de teoria e história da arte contemporânea da UFF, Niterói. Doutor em artes visuais pelo PPGAV-EBA-UFRJ e Mestre em Arte pela Universidade de Nova York, Estados Unidos.

Referencias

FINKELPEARL, Tom. What We Made: Conversations on Art and Social Cooperation. Durham, N.C.; Londres: Duke University Press, 2013. GABLIK, Suzi. The Reenchantment of Art. Nova York: Thames and Hudson, 1992. GRAY, Camila. The Russian Experiment in Art: 1863-1922. Nova York: Harry N. Abrams, 1970. GROYS, Boris. A Genealogy of Participatory Art. In: SAN FRANCISCO MUSEUM OF MODERN ART. The Art of Participation: 1950 to Now. Nova York: Thames & Hudson, 2008. HEINICH, Nathalie. The Glory of Van Gogh: An Anthropology of Admiration. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1996. HELGUERA, Pablo. Education for Socially Engaged Art. Nova York: Jorge Pinto Books, 2011. KESTER, Grant H. Conversation Pieces: Community + Communication in Modern Art. Berkeley, Cal.: University of California Press, 2004. KRAUSS, Rosalind E. Sculpture in the Expanded Field. In: The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1999 [1985], p. 276-290. NEGRI, Antonio. Art & Multitude. Londres: Polity Press, 2011. SMITH, Terry. Creating Dangerously, Then and Now. In: ENWEZOR, Okwui (ed.). The Unhomely: Phantom Scenes in Global Society. Sevilha, Espanha: BIACS, 2006, p. 114-129.

Publicado

2014-05-31

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Cómo citar

O verso do artista no reverso do mundo. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 62–72, 2014. DOI: 10.35699/2238-2046.15653. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15653. Acesso em: 13 dec. 2025.