A formação da obra de arte como pesquisa
formatividade e metodologia em processos criativos
Keywords:
teoria da formatividade, metodologia, processos criativosAbstract
A partir do entendimento proposto por Luigi Pareyson, em sua Teoria da Formatividade, sobre a formação da obra de arte, pretende-se discutir sobre o caráter orgânico do fazer artístico e a necessidade em estender essa organicidade ao fazer acadêmico, pois para uma pesquisa que tenha como foco o próprio trabalho do artista, texto e obra devem ser pensados como um só organismo. Mostra-se, também, a urgência por uma formatividade em metodologia com o intuito de abrir, efetivamente, essa disciplina à interdisciplinaridade, à compreensão de que o sentido não é a única via de acesso à produção de conhecimento e à uma linguagem singular, afinal cada artista possui sua própria língua
References
ABDO, Sandra Neves. A autonomia da arte na Estética da Formatividade. 1992. 146p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1992.
AGAMBEN, Giorgio. A privação é como um rosto. In: AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. 2 ed. Trad. Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. pp.101 a 114.(Filō/Agamben, 2)
_____. Poíesis e prâxis. In: AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. 2 ed. Trad. Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. pp.115 a 152. (Filō/Agamben, 2)
_____. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 2013.
EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Tra. H. P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. (Saraiva de bolso)
GATTI, Fábio. O spunto pareysoniano: reflexões sobre sua acepção e sua presença no fazer artístico. In: GATTI, Fábio e GONÇALVES, Rosa G. de C. (Org.). A operação artística: filosofia, desenho, fotografia e processos criativos. Salvador: EDUFBA, 2017. [no prelo]
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não pode transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-RIO, 2010.
LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. (Educação: Experiência e Sentido)
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. Trad. Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2007.
PAREYSON, Luigi. Estética. Teoria da Formatividade. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
_____. Os problemas de estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_____. Verdade e Interpretação. Trad. Maria Helena N. Garcez e Sandra N. Abdo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
(Biblioteca universal)
_____. A interpretação da obra de arte. Trad. Francesco Napoli. In: NAPOLI, Francesco. Luigi Pareyson e a estética da formatividade: um estudo de sua aplicabilidade a poética do ready-made. 2008. 120p. Dissertação (mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.
POMBO, Olga. Práticas interdisciplinares. Sociologias, Porto Alegre, n. 15, p. 208-249, June 2006. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=s ci_arttext&pid=S1517- 45222006000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso 02 jan. 2016.http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222006000100008.
SARAMAGO, José. As intermitências da morte. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
SARTO, Pablo Blanco. Hacer arte, interpretar el arte. Estética e hermenêutica em Luigi Pareyson. Pamplona: EUNSA, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License that permits sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., the Creative Commons Attribution License).
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their home page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.
- It is the responsibility of the authors to obtain written permission to use in their articles materials protected by copyright law. Revista PÓS is not responsible for copyright breaches made by its contributors.