Metacriação e sentido performativo

Authors

  • Antonio Herci Ferreira Júnior Universidade de São Paulo PGEHA - Interunidades de Pós Graduação em Estética e História da Arte
  • Ricardo Stuani Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

Keywords:

Expanded field, Meta-score, Performance art

Abstract

The metacriation modified the process of artistic creation through the interaction between human thought, artificial intelligence and algorithms of composition and construction of automated speech. This essay investigates some issues that arise from this.

Author Biographies

Antonio Herci Ferreira Júnior, Universidade de São Paulo PGEHA - Interunidades de Pós Graduação em Estética e História da Arte

Compositor, foi aluno de composição de H. J. Koellreutter. Graduado em Filosofia (USP/FFLCH), mestrando no programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte (PGEHA) - MAC/ECA/FAU/FFLCH. Regente do CORALOCHA, Coral de intervenção urbana; criador e coordenador do PERCEX, núcleo de Percepção e Performance no Campo Expandido.

Ricardo Stuani, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

Mestre em Música pela UNESP; percussionista e compositor, membro do PERCEX. Foi Regente do PIAP, Grupo de Percussão da UNESP. Estudou com John Boudler e Carlos Stasi e é Educador Musical do Projeto Guri em São Paulo.

References

BOWN, Oliver; CAREY, Benjamin e EIGENFELDT, Arne. “Manifesto for a Musebot Ensemble: A Platform for Live Interactive Performance Between Multiple Autonomous Musical Agents.” In: Proceedings of the International Symposium of Electronic Art. Vancouver: Simon Fraser University, 2015. Disponível em: <http://isea2015.org/

proceeding/submissions/ISEA2015_submission_141.pdf>

BRASIL, Ivi; FERREIRA JR, Antonio Herci; MATUCK, Artur e STUANI, Ricardo. “Media Design as a Creative Language, the Artist as Meta-Artist.” In: Proceedings of the International Symposium of Electronic Art 2015. Vancouver: Simon Fraser University, 2015. [Trabalho ainda em curso, relatório a ser entregue em final de outubro.]

CAGE, John. 4:33. Recital ao vivo. Woodstock, New York, 1952.

______. Sonatas and Interludes for prepared piano. New York: Edition Peters, 1960.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea – uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DANTO, Arthur C. O mundo como armazém: Fluxus e Filosofia. 1. Brasília e Rio de Janeiro: CCBB, 2002.

______.“Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea.” ARS (São Paulo) 6 (12), p. 15–28, 2008.

______.“Sopa pop.” Página 12, outubro 25, seç. Radar, 2009. Disponível em: <https://www.scribd.com/document_downloads/direct/61399533?extension=pdf&ft=143206 1366&lt=1432064976&user_id=28458165&uahk=97y9oE4p4kYap1CzM4p7iGGPHVs>EIGENFELDT, Arne. “A Composer’s Search for Creativity Within Computational Style Modeling.” Proceedings of the International Symposium of Electronic Art, no Simon Fraser University, 2015. Disponível em: http://isea2015.org/proceeding/submissions/ISEA2015_submission_18.pdf>

MATUCK, Artur. “Arte combinatória.” Cult, no 52 (novembro), 2001.

______. O potencial dialógico da televisão: comunicação e arte na perspectiva do receptor. São Paulo: Annablume, 1995.

______. “Processos de criação meta-autorais.” Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala, 2010. Disponível em:

ROSSI, Paolo. Logic and the Art of Memory. Chicago: The University of Chicago Press, 2000.

ZWEIG, Janet. Ars Combinatoria: Mystical Systems, Procedural Art, and the Computer, Art Journal, Vol. 56, 1997.

OBRAS E MÚSICAS CITADAS

AI, Weiwei. Watermelon. Cerâmica. 38.1 X38.1 X 38.1 cm. 2006 (Lisson Gallery), 2011 (Casterline | Goodman Gallery).

______. Forever Bicycles. Bicicletas em tamanho real. 2630 X 353 X 957 cm. 2011 (Taipei Fine Arts Museum).

CAGE, John. 4:33. Recital ao vivo. Woodstock, New York. 1952.

DO ROSÁRIO, Artur Bispo. Manto Sagrado. Tecido costurado e remendado. 1995 (46ª Bienal de Veneza); 2012 (30ª Bienal de São Paulo).

DUCHAMP, Marcel. Fontain. Urinol de porcelana branco. 61 X 36 X 48 cm. 1917/1964 (Tate).

WARHOL, Andy. 1964. Brillo box. Caixas de papelão. Cada: 43.2 X43.2 X 35.6 cm. 1964 (Philadelphia Museum of Art).

Published

2015-11-26

How to Cite

FERREIRA JÚNIOR, A. H.; STUANI, R. Metacriação e sentido performativo. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 58–71, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15693. Acesso em: 1 jul. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section