CHANCHADA E INTERMIDIALIDADE

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE AVISO AOS NAVEGANTES (1950)

Authors

Keywords:

Musical numbers, Brazilian cinema, Film history

Abstract

Neste artigo abordamos o filme Aviso aos Navegantes, dirigido por Watson Macedo em 1950 para a produtora carioca Atlântida Cinematográfica, considerando as formas particulares de inter-relação do cinema brasileiro sonoro da primeira metade do século 20 com outras práticas culturais. Procuramos utilizar a intermidialidade como categoria crítica, acolhendo a natureza híbrida do cinema brasileiro como fator explicativo que permite o entendimento das comédias musicais como inseridas num conjunto mais amplo de diversas práticas culturais.

Author Biography

Flavia Cesarino Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Flavia Cesarino Costa is professor of Film History and Theory at the Federal University of São Carlos (UFSCar), Brazil. She is author of O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação [Early cinema: spectacle, narration, domestication] (2000).

References

ARAÚJO, Luciana Corrêa de. 2015. Augusto Annibal quer casar!: teatro popular e Hollywood no cinema silencioso brasileiro. Alceu, v.16, n.31, julho/dezembro 2015, p.62-73.

CIOCCI, Sandra Cristina Novais. 2010. Assim era a música da Atlântida: a trilha musical do cinema popular brasileiro no exemplo da Companhia Atlântida Cinematográfica 1942/1962. Dissertação de mestrado, Campinas, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2010.

FREIRE, Rafael de Luna. 2011. Carnaval, mistério e gângsters: o filme policial no Brasil (1915-1951), tese de doutorado, Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2011.

HEFFNER , Hernani. 2010. Entrevista em CIOCCI, Sandra Cristina Novais. Assim era a música da Atlântida. Campinas, Universidade Estadual de Campinas/ Instituto de Artes, 2010, p.186-215.

HEFFNER, Hernani. 2016. Entrevista à autora em 15 de janeiro de 2016. Digitado.

NAGIB, Lúcia e Anne JERSLEV. Introduction. In: NAGIB, Lúcia; JERSLEV, Anne (eds.). Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film, Londres, I.B.Tauris, 2014.

SCHVARZMAN, Sheila. 2008. Cultura popular massiva no Brasil: o lugar do cinema sonoro e sua relação com a música popular. Icone, Vol.10, n.1, p. 77-99, julho de 2008.

VIEIRA, João Luiz. 1977. Foto de cena e chanchada: a eficácia do “star system” no Brasil. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977.

VIEIRA, João Luiz. 1983. Este é meu, é seu, é nosso: introdução à paródia no cinema brasileiro. Filme Cultura, Rio de Janeiro, n.41-42, 1983.

VIEIRA, João Luiz. 1987. A chanchada e o cinema carioca (1930-1955). In: RAMOS, Fernão (ed.). História do cinema brasileiro, São Paulo, Art Editora, 1987.

VIEIRA, João Luiz. 1996. Cinema e performance. In: XAVIER, Ismail (ed.). O cinema no século. Rio de Janeiro, Imago, 1996, p. 337-351.

VIEIRA, João Luiz. 2012. Brazil. In: CREEKMUR, Corey K.; MOKDAD, Linda (eds.). The International Film Musical. Edinburgh, Edinburgh University Press, 2012, p.141-154.

WISNIK, José Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de História, n. 157, 2º. semestre de 2007, p. 55- 72.

Published

2016-11-01

How to Cite

COSTA, F. C. CHANCHADA E INTERMIDIALIDADE: ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE AVISO AOS NAVEGANTES (1950). PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 87–98, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15740. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section