CHANCHADA E INTERMIDIALIDADE

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE AVISO AOS NAVEGANTES (1950)

Autores

Palavras-chave:

números musicais, cinema brasileiro, história do cinema

Resumo

Neste artigo abordamos o filme Aviso aos Navegantes, dirigido por Watson Macedo em 1950 para a produtora carioca Atlântida Cinematográfica, considerando as formas particulares de inter-relação do cinema brasileiro sonoro da primeira metade do século 20 com outras práticas culturais. Procuramos utilizar a intermidialidade como categoria crítica, acolhendo a natureza híbrida do cinema brasileiro como fator explicativo que permite o entendimento das comédias musicais como inseridas num conjunto mais amplo de diversas práticas culturais.

Biografia do Autor

Flavia Cesarino Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Flavia Cesarino Costa é professora de Teoria do Audiovisual na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e autora de O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação (Azogue, 2000).

 

Referências

ARAÚJO, Luciana Corrêa de. 2015. Augusto Annibal quer casar!: teatro popular e Hollywood no cinema silencioso brasileiro. Alceu, v.16, n.31, julho/dezembro 2015, p.62-73.

CIOCCI, Sandra Cristina Novais. 2010. Assim era a música da Atlântida: a trilha musical do cinema popular brasileiro no exemplo da Companhia Atlântida Cinematográfica 1942/1962. Dissertação de mestrado, Campinas, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2010.

FREIRE, Rafael de Luna. 2011. Carnaval, mistério e gângsters: o filme policial no Brasil (1915-1951), tese de doutorado, Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2011.

HEFFNER , Hernani. 2010. Entrevista em CIOCCI, Sandra Cristina Novais. Assim era a música da Atlântida. Campinas, Universidade Estadual de Campinas/ Instituto de Artes, 2010, p.186-215.

HEFFNER, Hernani. 2016. Entrevista à autora em 15 de janeiro de 2016. Digitado.

NAGIB, Lúcia e Anne JERSLEV. Introduction. In: NAGIB, Lúcia; JERSLEV, Anne (eds.). Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film, Londres, I.B.Tauris, 2014.

SCHVARZMAN, Sheila. 2008. Cultura popular massiva no Brasil: o lugar do cinema sonoro e sua relação com a música popular. Icone, Vol.10, n.1, p. 77-99, julho de 2008.

VIEIRA, João Luiz. 1977. Foto de cena e chanchada: a eficácia do “star system” no Brasil. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1977.

VIEIRA, João Luiz. 1983. Este é meu, é seu, é nosso: introdução à paródia no cinema brasileiro. Filme Cultura, Rio de Janeiro, n.41-42, 1983.

VIEIRA, João Luiz. 1987. A chanchada e o cinema carioca (1930-1955). In: RAMOS, Fernão (ed.). História do cinema brasileiro, São Paulo, Art Editora, 1987.

VIEIRA, João Luiz. 1996. Cinema e performance. In: XAVIER, Ismail (ed.). O cinema no século. Rio de Janeiro, Imago, 1996, p. 337-351.

VIEIRA, João Luiz. 2012. Brazil. In: CREEKMUR, Corey K.; MOKDAD, Linda (eds.). The International Film Musical. Edinburgh, Edinburgh University Press, 2012, p.141-154.

WISNIK, José Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de História, n. 157, 2º. semestre de 2007, p. 55- 72.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

COSTA, F. C. CHANCHADA E INTERMIDIALIDADE: ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE AVISO AOS NAVEGANTES (1950). PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 87–98, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15740. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática