Afetividades na arte e na educação

para uma cartografia sensível à vida de nossos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20546

Palavras-chave:

Educação artística sensível, Giro afetivo, Arte contemporânea, Pedagogia ativista, formação de professores

Resumo

Este artigo aborda como a mudança afetiva na educação artística pode gerar projetos colaborativos e ativistas para uma cidadania sensível aos problemas que realmente importam. Como especialistas no ensino e aprendizagem das artes, devemos promover práticas afetivas, entre arte e educação, para o desenvolvimento de ações de qualidade, sensíveis ao contexto real de nossos alunos. Ao nos posicionar sobre a completa convicção de que essa mudança está na formação de professores, podemos questionar: que estrutura metodológica professores e arte-educadores  precisam? Que conceitos, argumentos e estratégias podemos encontrar para desenvolver uma educação artística contemporânea? Como funciona a influência afetiva da educação artística e da experiência de ensino?

Referências

BAUMAN, Z. Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Gedisa, 2007.

BEJARANO BARCO, J. “Museos, educación y laboratorios experimentales”. Revista GEARTE, vol. 3, (3), pp. 333-350, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.70040

BUTLER, J. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2006.

CLOUGH, P. (De)Coding the Subject-in-Affect. Subjectivity, 23 (1), 140-155, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1057/sub.2008.16

COIXET, I., BERGER, J. From I to J. Barcelona: ACTAR, 2009.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. Rizoma. Valencia: Pre-Textos, 1997.

DEWEY, J. Democracy and education: an introduction to the philosophy of education. New York: Macmillan, 1916.

ELLSWORTH, E. Posiciones en la enseñanza: diferencia, pedagogía y el poder de la direccionalidad. Madrid: Akal, 2005.

GARCÉS, M. Un mundo común. Barcelona: Bellaterra, 2013.

GREENE, M. Liberar la imaginación. Ensayos sobre educación, arte y cambio social. Barcelona: Graó, 2005.

LANGER, S. Los problemas de arte. Buenos Aires: Infinito, 1966.

LANGER, S. Sentimiento y forma. México DF: Universidad Autónoma de México, 1967.

LARA, A. & ENCISO, G. El Giro Afectivo. Athenea Digital, 13(3), 101-119, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5565/rev/athenead/v13n3.1060

MAJOR, J. & SANTORO, N. “Sensible girls and silly boys: what do teachers need to know about gender” The Australian Association for Research in Education, (41), pp. 59-72, 2014.

MESÍAS-LEMA, J. M. Coge un caramelo y formaré parte de ti: cartografía sensible para la educación de las artes en la contemporaneidad. In: GORETE, M.; MARTINS, M. (Ed.). A educaçao das artes na contemporaneidade. Vitória: EUFES, 2015. p. 96-134.

MESÍAS-LEMA, J. M. Art teacher training: A photo essay. International Journal of Education

through Art, v. 13, n. 3, p. 395-404, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1386/eta.13.3.395_1>. Acesso em: 13 nov. 2020.

MESÍAS-LEMA, J. M. Artivismo y compromiso social: transformar la formación del profesorado desde la sensibilidad. Comunicar, v. 57, n. 26, p. 19-29, 2018a. Disponível em:

<https://doi.org/10.3916/C57-2018-02>. Acesso em: 13 nov. 2020.

MESÍAS-LEMA, J. M. Micro-ações performativas para uma educação em arte sensível na formação de professores. GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 158-185, jan.-abr. 2018b. Disponível em: <https://doi.org/10.22456/2357-9854.75676>. Acesso em: 13 nov. 2020.

MESÍAS-LEMA, J. M. Educación Artística sensible. Cartografía contemporánea para

arteducadores. Barcelona: Graó, 2019.

MESÍAS-LEMA, J. M. Inhabit artists: A contemporary, participative and collective methodology in Art Education. Observar, vol. 13, p. 74-104, 2019. Disponível em: <https://www.observar.eu/index.php/Observar/article/view/104>. Acesso em: 13 nov. 2020.

MESÍAS-LEMA, J.M.; LÓPEZ-GANET, T.; CALVIÑO-SANTOS, G. Atmospheres: Shattering the

architecture to generate another educational discourse in art education. International Journal of Education & the Arts, v. 21, n. 6, 2020. Disponível em: <http://doi.org/10.26209/ijea21n6>. Acesso em: 13 nov. 2020.

PALLASMAA, J. Habitar. Barcelona: Gustavo Gili, 2017.

PÉREZ-BARREIRO, G. “Sensibilizar la inteligencia”. En PEDROSA, M. De la naturaleza afectiva de la forma. Madrid. Museo Nacional Reina Sofía, 2017.

RANCIÈRE, J. El maestro ignorante. Barcelona: Laertes, 2003.

RANCIÈRE, J. El espectador emancipado. Buenos Aires: Bordes, 2010.

SEGUÍ DE LA RIVA, J. Dibujar, proyectar (III). Planteamiento y referencias pedagógicas. Madrid: Instituto Juan de la Herrera de la ETSAM, 2000.

SHILLER, F. Cartas sobre la educación estética del hombre. Barcelona: Anthropos, 1990.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Como Citar

MESÍAS-LEMA, J. M. Afetividades na arte e na educação: para uma cartografia sensível à vida de nossos alunos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 09–31, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.20546. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20546. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática