In terms of gender and normativity, how many steps do we take in the ballroom?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25827

Keywords:

Ballroom Dances, Gender Studies, Heteronormativity, Sexism

Abstract

The main issue of this article is the relationship between ballroom dancing classes, sexism and heteronormativity. It raises the following questions: what kind of discussion with gender and normativity issues today do ballroom dancing classes establish? Are these spaces for maintaining or overcoming sexism and heteronormativity? It presents aspects found during the analysis of data collected through questionnaires related to ongoing research, discussing pedagogical concepts for Ballroom Dances; sexism; gender studies; intersectionality; sexuality and education.

Author Biography

Francisca Jocélia de Oliveira Freire, Universidade Federal da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança PRODAN da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019); especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer Escolar (2011) pela Faculdade Social da Bahia - FSBA. Licenciada em Dança (2008) e em Educação Física (2017), ambas pela UFBA. Fez parte da ACC (Atividades Curricular em Comunidade) da escola de Dança da UFBA. Cursou, como aluna especial do Mestrado da Escola de Dança da UFBA, a disciplina Dança e Cognição - 2018.2. Atua em diversos espaços como professora de Dança de Salão em Salvador-BA, entre eles, o curso livre de Dança de Salão da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB. Realiza estudos acerca das Danças a Dois com o grupo Dois em Um. Professora de Dança do Ensino Médio no Colégio Módulo, em Salvador - Bahia, e professora efetiva de Artes no Ensino Fundamental II no município de Nazaré das Farinhas - BA. É pesquisadora membro do grupo de pesquisa Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança (UFBA).

References

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Rio de Janeiro: Letramento, 2018.

D'AVILA, Cristina & FERREIRA, Lucia. Ateliê Didático: Uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29316>. Acesso em 10 out. 2020.

DRUMONT, Mary Pimentel. Elementos para uma análise do machismo. São Paulo: Perspectivas, 1980.

FEITOZA, Jonas Karlos de Souza. Danças de Salão: os corpos iguais em seus propósitos e diferentes em suas experiências. 2011. Dissertação (Mestrado em Dança) - Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 85p. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8141>. Acesso em: 10 out. 2020.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

NUNES, Bruno & FROEHLICH, Marcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista educação, artes e inclusão, v.14, n.2, p. 91-116, abr.-jun, 2018. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172>. Acesso em: 10 out. 2020.

NUNES, Joaquim Moreira; INFANTE, Maria. Pesquisa-ação: uma metodologia de consultoria. Scielo Books. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1996. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/dydn3/10>. Acesso em: 10 out. 2020.

PAZETTO, Debora & SAMWAYS, Samuel. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem Queer das normas de gênero na dança de salão. Revista educação, artes e inclusão, v.14, n.3, p. 157-179, jul.-set, 2018. Disponível em: <https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11736>. Acesso em 10 out. 2020.

POLEZI, Carolina & VASCONCELOS, Paola. Contracondutas no ensino e prática da Dança de Salão: a dança de salão queer e a condução compartilhada. Artículo Presencia. Miradas desde y hacia la Educación, Uruguay - Montevideo, n.2, 2017. Disponível em: <https://www.stellamaris.edu.uy/revistapresencia/2017/12/06/contracondutas-no-ensino-e-pratica-da-danca-de-salao-a-danca-de-salao-queer-e-a-conducao-compartilhada/>. Acesso em: 10 out. 2020.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, Patriarcado, Violência. Expressão Popular, 2015.

SILVEIRA, Paola de Vasconcelos. Pela urgência do fim da boa dama - os papéis de gênero na dança de salão. Anais ABRACE. v. 19, n. 1, p. 2018. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3999/4099>. Acesso em 10 out. 2020.

Published

2021-07-19

How to Cite

FREIRE, F. J. de O.; ACCIOLY, C. B. da C. In terms of gender and normativity, how many steps do we take in the ballroom?. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 434–437, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.25827. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25827. Acesso em: 7 jul. 2024.

Issue

Section

Articles - Open section