It's a boy thing!

Drama, performativity and social constructions of gender in childhood

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41768

Keywords:

Process Drama, Performance Studies, Theatre Pedagogy, School theatre

Abstract

This article aims to explore approximations between the methodological approach of Process Drama, Performance Studies and some problematizations from Queer Theory. The aim of the study is to analyze an artistic-pedagogical practice developed through Process Drama through a theoretical performative lens, seeking to tension social constructions of gender and mobilize stereotyped behaviors. Through studies on Process Drama, Cabral (2006) and Pereira (2015), Performance Studies, Schechner (2012; 2013), Bonatto (2015), Pineau (2013) and Icle (2013), and Queer Theory, Louro (1997) and Preciado (2017; 2020), it is expected to present reflections that can contribute to the field of Performing Arts Pedagogy and to expand artistic-pedagogical practices that think about different childhoods and the relationships between theatre, Performance and Queer Theory.

Author Biographies

Mateus Junior Fazzioni, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFSM) do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq), durante os anos de 2017 e 2018; e bolsista de Iniciação Científica (FIPE-CAL/UFSM) do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) no ano de 2020. É mestrando em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPAC/CEART/UDESC). Ator, Professor-Performer e Pesquisador. Tem interesses na área de Artes, com investigações a respeito do teatro, performance, processos criativos, processos colaborativos e processos artístico-pedagógicos.     

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Artista da cena. Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Lí­der do Grupo de Pesquisa Teatro Flexí­vel: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas cênicas, escola e acessibilidade.

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciado em Artes Cênicas (2007), mestre e doutor em teatro (2011 e 2015) pela UDESC. Atualmente é professor-adjunto do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). Autor dos livros: “Teatro na Formação de Professores da Educação Infantil” pela Editora Appris, em 2015; e "Que Drama é esse?!?: práticas teatrais na educação infantil" pela editora Hucitec, em 2022. Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs) e coordenador do Programa de Extensão “Teatro e Infâncias”. Pesquisa relações entre teatro e infância, Drama e formação de professores(as). Ator, dançarino e diretor de teatro. Coordenador da Trupe da Alegria – grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil de Florianópolis (SC).

References

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Published

2023-04-06

How to Cite

FAZZIONI, M. J.; BERSELLI, M.; PEREIRA, D. de M. . It’s a boy thing! Drama, performativity and social constructions of gender in childhood. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 117–145, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41768. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41768. Acesso em: 16 may. 2024.