Project BORDER

or the crossing as a work that establishes ways of existence

Authors

  • Lindomberto Ferreira Alves Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA) https://orcid.org/0000-0001-7832-1734

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45206

Keywords:

Project Border, Rubiane Maia, Instauration, Border, Life-work

Abstract

This essay establishes some reflective links with the Project BORDER (2022), an online installation by the artist Rubiane Maia, derived from her journey through the border region between the states of Minas Gerais and Espírito Santo. Here, we seek to capture the ways of doing that culminate less in the creation of a work than in the affirmation of the crossing as a work that establishes ways of existence. Ways that allow you to feel attracted to approach Maia’s experience in (re)establishing a relationship of contact and fusion with this territorial borderland, in order to unveil and re-signify the numerous layers of your individual and social history, which hover in this ‘in-between lands’.

Author Biography

Lindomberto Ferreira Alves, Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA)

Lindomberto Ferreira Alves (Ceilândia, Brasil - 1985) é artista-educador, pesquisador, crítico e curador independente. Doutorando em Artes pelo PPGArtes-UFPA [2021-], com bolsa da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA). Mestre em Artes pelo PPGA-UFES [2020]. Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR/SP [2020] e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBA [2013]. É membro do grupo de pesquisa "Curadoria e Arte Contemporânea", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ananda Carvalho (DAV-UFES); e integra a equipe editorial do website "Plataforma de Curadoria", plataforma virtual focada na investigação e discussão de processos de criação em curadoria. Possui textos publicados em eventos, catálogos e revistas especializados nos campos da história, teoria e crítica de arte. Produziu o projeto de site specifc "Arena Comum" [2015-2016], em parceria com o Célula EMAU-UFES (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), do DEA-UFES, Vitória/Es e São Mateus/ES, Brasil. É co-gestor da plataforma virtual de arte e cultura "PROFAN[AÇÕES]: [com]partilhando diferentes modos de habitar [n]a contemporaneidade" [2013-2020]. Foi um dos artistas-educadores responsáveis pelo projeto educativo e programa público da exposição projeto "Tirante" [2021]. Atuou como mediador cultural das exposições: "Cidades Abstratas" [2019], "Sensibilidades Reveladas" [2018], "O Grande Veleiro" [2018] e "A Maré da Vida" [2018]. Participou, como artista, das exposições coletivas: "3ª Edição da Mostra Videografias - Videografias do Convívio" [2021], "Continuidades: Mostra de Arte Contemporânea no Espaço On-line" [2020], "CTRL ZIL | Davisuais 2019" [2019] e "MERGULHO_estratégias para emergir" [2018]. Foi curador da exposição "No tempo da espera" [2020], e co-curador das exposições "Mulheres Artistas no Acervo da UFES" [2021], "LIMBO | Experimentações em tempos pandêmicos" [2021], "Fórum da Imagem: Construção de Imagens Urgentes" [2020], "Do escuro do nosso tempo" [2020], "GRADUARTES 2019: Limiares labirínticos" [2019], "I Mostra Nacional de Audiovisual ES: Há um lugar para a arte?" [2019] e "Sobre a pele da cidade" [2013]. Desde 2018 integra o trio "FURTACOR" - em parceria com as artistas Amanda Amaral e Phoebe Coiote - cujos trânsitos entre trabalho de arte, curadoria, historiografia, educação e crítica, têm buscado pôr em circulação espaços-tempos de mutações poético-epistemológicas que problematizem os cânones das narrativas hegemônicas que orbitam os campos da arte e da cultura na contemporaneidade. Autor do livro "Rubiane Maia: corpo em estado de performance" [2021] - obra realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da SECULT/ES.

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Published

2023-12-18

How to Cite

ALVES, L. F. Project BORDER: or the crossing as a work that establishes ways of existence. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 134–155, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.45206. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/45206. Acesso em: 21 nov. 2024.

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