Proyecto DIVISA

o la travesía como trabajo de instauración de nuevas formas de existencia

Autores/as

  • Lindomberto Ferreira Alves Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA) https://orcid.org/0000-0001-7832-1734

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45206

Palabras clave:

Proyecto Divisa, Rubiane Maia, Instauración, Divisa, Vida-obra

Resumen

Este ensayo establece algunos vínculos reflexivos con el Proyecto DIVISA (2022), una instalación en línea de la artista Rubiane Maia, derivada de su viaje por la región fronteriza entre los estados de Minas Gerais y Espírito Santo. Aquí, buscamos capturar los modos de hacer que culminan menos en la creación de una obra que en la afirmación de la travesía como un trabajo de instauración de modos de existencia. Modos que permiten sentirse atraído a acercarse a la experiencia de Maia de (re)establecer una relación de contacto y fusión con esta tierra territorial fronteriza, para desvelar y resignificar las numerosas capas de su historia individual y social, que flotan en estas “tierras intermedias”.

Biografía del autor/a

Lindomberto Ferreira Alves, Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtes/UFPA)

Lindomberto Ferreira Alves (Ceilândia, Brasil - 1985) é artista-educador, pesquisador, crítico e curador independente. Doutorando em Artes pelo PPGArtes-UFPA [2021-], com bolsa da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA). Mestre em Artes pelo PPGA-UFES [2020]. Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR/SP [2020] e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBA [2013]. É membro do grupo de pesquisa "Curadoria e Arte Contemporânea", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ananda Carvalho (DAV-UFES); e integra a equipe editorial do website "Plataforma de Curadoria", plataforma virtual focada na investigação e discussão de processos de criação em curadoria. Possui textos publicados em eventos, catálogos e revistas especializados nos campos da história, teoria e crítica de arte. Produziu o projeto de site specifc "Arena Comum" [2015-2016], em parceria com o Célula EMAU-UFES (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), do DEA-UFES, Vitória/Es e São Mateus/ES, Brasil. É co-gestor da plataforma virtual de arte e cultura "PROFAN[AÇÕES]: [com]partilhando diferentes modos de habitar [n]a contemporaneidade" [2013-2020]. Foi um dos artistas-educadores responsáveis pelo projeto educativo e programa público da exposição projeto "Tirante" [2021]. Atuou como mediador cultural das exposições: "Cidades Abstratas" [2019], "Sensibilidades Reveladas" [2018], "O Grande Veleiro" [2018] e "A Maré da Vida" [2018]. Participou, como artista, das exposições coletivas: "3ª Edição da Mostra Videografias - Videografias do Convívio" [2021], "Continuidades: Mostra de Arte Contemporânea no Espaço On-line" [2020], "CTRL ZIL | Davisuais 2019" [2019] e "MERGULHO_estratégias para emergir" [2018]. Foi curador da exposição "No tempo da espera" [2020], e co-curador das exposições "Mulheres Artistas no Acervo da UFES" [2021], "LIMBO | Experimentações em tempos pandêmicos" [2021], "Fórum da Imagem: Construção de Imagens Urgentes" [2020], "Do escuro do nosso tempo" [2020], "GRADUARTES 2019: Limiares labirínticos" [2019], "I Mostra Nacional de Audiovisual ES: Há um lugar para a arte?" [2019] e "Sobre a pele da cidade" [2013]. Desde 2018 integra o trio "FURTACOR" - em parceria com as artistas Amanda Amaral e Phoebe Coiote - cujos trânsitos entre trabalho de arte, curadoria, historiografia, educação e crítica, têm buscado pôr em circulação espaços-tempos de mutações poético-epistemológicas que problematizem os cânones das narrativas hegemônicas que orbitam os campos da arte e da cultura na contemporaneidade. Autor do livro "Rubiane Maia: corpo em estado de performance" [2021] - obra realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da SECULT/ES.

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

ALVES, L. F. Proyecto DIVISA: o la travesía como trabajo de instauración de nuevas formas de existencia. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 134–155, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.45206. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/45206. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección abierta