Professional Performance of the Graduate of the Undergraduate Course in Dance Degree at UFMG School of Fine Arts Since Its Creation in 2010

A Field Under Construction

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51045

Keywords:

Egress, Professional performance, Job market, Degree in Dance EBA/UFMG

Abstract

This paper presents the results of post-doctoral research whose objective was to map the
professional insertion of graduate students in the dance teaching course at Federal University of Minas Gerais, from the first graduating class in 2015 until 2023, when the course completed 13 years of existence. Using the quali-quanti approach, a case study was developed with the application of a questionnaire that had the participation of 70% of the total number of graduates. The results showed that this course represents a milestone towards expanding teacher training work, mainly in the city and metropolitan region of Belo Horizonte.

Author Biographies

Ana Cristina Carvalho Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais -Escola de Belas Artes

Professora da Escola de Belas Artes/UFMG da Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes. Doutora em Linguística Aplicada (UFMG, 2010), Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG, 2005), Especialista em Arte Educação (PUC-MG, 2003) Licenciada em Pedagogia - Licenciatura Plena (UNI-BH, 2001). Lider do Laboratório GESTOLab. Artista de Dança.

Márcia Strazzacappa , FE- UNICAMP

Livre Docente (Unicamp, 2015); Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos (Universidade Paris 8, 2000); Mestre em Educação (UNICAMP,1994); Licenciada em Pedagogia (UNICAMP,1986) e em Dança (UNICAMP, 1990). Docente aposentada, atuando na Pós-Graduação da Faculdade de Educação. Colaboradora da Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP. Membro do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte).

References

BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Cadastro e-MEC.

Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec . Acesso em:

nov. 2023.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de

Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, DF: Ministério da Educação,

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/

decreto/d6096.htm . Acesso em: 21 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus,

e dá otras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm . Acesso em: 10 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação

nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 10. jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do Art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.

Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2016. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13278-2-maio-2016-782978-publicacaooriginal150222-pl.html . Acesso em: 10. mar. 2023.

BURATTO, A. C. De alunos de projetos sociais a licenciandos em dança na EBA/UFMG:

experiências formadoras e acesso ao ensino superior. 2019. 196 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola

de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

CALIXTO, R. N.; PEREIRA. A. C. C. Egressos da Graduação em Licenciatura em Dança da UFMG:

experiências e perspectivas da atuação na Educação Básica Pública em Belo Horizonte e Região

Metropolitana. In: COLÓQUIO DE PESQUISA EM ARTES: Corpo Design Experiências. 2022, Belo

Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes, 2022.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

CONTREIRAS, C. N. M. Mercado de trabalho e perfil profissional: egressos da Escola de Dança. 2012.

f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador,

MARQUES, I. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MINAYO, M. C. S; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos

de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.

MOLINA, A. Formação superior em Dança na contemporaneidade: reflexões na direção de um

currículo encarnado. In: INSTITUTO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE; ROCHA, T. (org.). Graduações

em dança no Brasil: o que será que será? Joinville: Nova Letra, 2016. p. 107-116.

NAVAS, C. Centros de Formação: o que há para além das academias? In: TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.;

MARINHO, N. (org.). Algumas perguntas sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 78-

PRONSATO, L. Do estágio supervisionado à docência em dança: desafios e possibilidades no ensino

básico formal. In: REUNIÃO NACIONAL ANPED, 36., 2012, Porto de Galinhas. Anais […]. [S. l.: s. n.],

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT24%20Trabalhos/

GT24-1390_int.pdf . Acesso em: 6 fev. 2023.

STRAZZACAPPA, M. O swing do ensino de dança no Brasil: um balanço de quase duas décadas.

Dança, Salvador, v. 3, n. 1, p. 88-104, 2014.

STRAZZACAPPA, M. Profissão professor de dança: uma breve cartografia do ensino de dança no

Estado de São Paulo. Revista Moringa: Arte do Espetáculo, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 27-40, jul./dez.

a.

STRAZZACAPPA, M. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, S. (org.). O ensino das

Artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2011b. p. 39-78.

STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança.

Campinas: Papirus, 2006.

TERRA, A. Onde se produz o artista da dança? In: TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (org.).

Algumas perguntas sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 67-76.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Curso de Licenciatura em Dança: Projeto

Pedagógico do Curso de Graduação em Dança. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes: Universidade

Federal de Minas Gerais, 2009.

VILELA, L. Alunos egressos dos cursos de graduação em dança: onde eles estão agora? In:

TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (org.). Algumas perguntas sobre Dança e Educação.

Joinville: Nova Letra, 2010. p. 105-120.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boookman, 2001.

ZANCAN, R. F.; SANTOS, T. dos. Licenciados em dança pela Universidade de Cruz Alta: um diagnóstico

sobre o perfil profissional: In: CAMARGO, M. A. S. et al. Pesquisa na Universidade: mosaico de

vivências acadêmicas. Cruz Alta: Unicruz, 2012. p. 217-232.

Published

2024-10-21

How to Cite

PEREIRA, A. C. C.; STRAZZACAPPA , M. Professional Performance of the Graduate of the Undergraduate Course in Dance Degree at UFMG School of Fine Arts Since Its Creation in 2010: A Field Under Construction. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 328–353, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.51045. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/51045. Acesso em: 28 oct. 2024.

Issue

Section

Articles - Open section

Most read articles by the same author(s)