Atuação profissional da(o) egressa(o) do curso de Graduação em Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da UFMG desde sua criação em 2010

um campo em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51045

Palavras-chave:

Egresso, Atuação Profissional, Mercado de trabalho, Licenciatura em Dança EBA/UFMG

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de pós-doutorado cujo objetivo foi
realizar um mapeamento da inserção profissional das(os) egressas(os) do Curso de Graduação em Dança na modalidade Licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde sua primeira turma formada em 2015 até 2023, quando o curso completou 13 anos de existência. A partir da abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvido um
estudo de caso com a aplicação de um questionário que teve a participação de 70% do
total das(os) egressas(os). Os resultados evidenciaram que este curso se configura como
um marco em direção a ampliação do trabalho de formação docente, principalmente na cidade e região metropolitana de Belo Horizonte.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carvalho Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais -Escola de Belas Artes

Professora da Escola de Belas Artes/UFMG da Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes. Doutora em Linguística Aplicada (UFMG, 2010), Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG, 2005), Especialista em Arte Educação (PUC-MG, 2003) Licenciada em Pedagogia - Licenciatura Plena (UNI-BH, 2001). Lider do Laboratório GESTOLab. Artista de Dança.

Márcia Strazzacappa , FE- UNICAMP

Livre Docente (Unicamp, 2015); Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos (Universidade Paris 8, 2000); Mestre em Educação (UNICAMP,1994); Licenciada em Pedagogia (UNICAMP,1986) e em Dança (UNICAMP, 1990). Docente aposentada, atuando na Pós-Graduação da Faculdade de Educação. Colaboradora da Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP. Membro do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte).

Referências

BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Cadastro e-MEC.

Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec . Acesso em:

nov. 2023.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de

Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, DF: Ministério da Educação,

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/

decreto/d6096.htm . Acesso em: 21 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus,

e dá otras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm . Acesso em: 10 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação

nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 10. jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do Art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.

Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2016. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13278-2-maio-2016-782978-publicacaooriginal150222-pl.html . Acesso em: 10. mar. 2023.

BURATTO, A. C. De alunos de projetos sociais a licenciandos em dança na EBA/UFMG:

experiências formadoras e acesso ao ensino superior. 2019. 196 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola

de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

CALIXTO, R. N.; PEREIRA. A. C. C. Egressos da Graduação em Licenciatura em Dança da UFMG:

experiências e perspectivas da atuação na Educação Básica Pública em Belo Horizonte e Região

Metropolitana. In: COLÓQUIO DE PESQUISA EM ARTES: Corpo Design Experiências. 2022, Belo

Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes, 2022.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

CONTREIRAS, C. N. M. Mercado de trabalho e perfil profissional: egressos da Escola de Dança. 2012.

f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador,

MARQUES, I. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MINAYO, M. C. S; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos

de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.

MOLINA, A. Formação superior em Dança na contemporaneidade: reflexões na direção de um

currículo encarnado. In: INSTITUTO FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE; ROCHA, T. (org.). Graduações

em dança no Brasil: o que será que será? Joinville: Nova Letra, 2016. p. 107-116.

NAVAS, C. Centros de Formação: o que há para além das academias? In: TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.;

MARINHO, N. (org.). Algumas perguntas sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 78-

PRONSATO, L. Do estágio supervisionado à docência em dança: desafios e possibilidades no ensino

básico formal. In: REUNIÃO NACIONAL ANPED, 36., 2012, Porto de Galinhas. Anais […]. [S. l.: s. n.],

Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT24%20Trabalhos/

GT24-1390_int.pdf . Acesso em: 6 fev. 2023.

STRAZZACAPPA, M. O swing do ensino de dança no Brasil: um balanço de quase duas décadas.

Dança, Salvador, v. 3, n. 1, p. 88-104, 2014.

STRAZZACAPPA, M. Profissão professor de dança: uma breve cartografia do ensino de dança no

Estado de São Paulo. Revista Moringa: Arte do Espetáculo, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 27-40, jul./dez.

a.

STRAZZACAPPA, M. Dançando na chuva... e no chão de cimento. In: FERREIRA, S. (org.). O ensino das

Artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2011b. p. 39-78.

STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança.

Campinas: Papirus, 2006.

TERRA, A. Onde se produz o artista da dança? In: TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (org.).

Algumas perguntas sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 67-76.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Curso de Licenciatura em Dança: Projeto

Pedagógico do Curso de Graduação em Dança. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes: Universidade

Federal de Minas Gerais, 2009.

VILELA, L. Alunos egressos dos cursos de graduação em dança: onde eles estão agora? In:

TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (org.). Algumas perguntas sobre Dança e Educação.

Joinville: Nova Letra, 2010. p. 105-120.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boookman, 2001.

ZANCAN, R. F.; SANTOS, T. dos. Licenciados em dança pela Universidade de Cruz Alta: um diagnóstico

sobre o perfil profissional: In: CAMARGO, M. A. S. et al. Pesquisa na Universidade: mosaico de

vivências acadêmicas. Cruz Alta: Unicruz, 2012. p. 217-232.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

PEREIRA, A. C. C.; STRAZZACAPPA , M. Atuação profissional da(o) egressa(o) do curso de Graduação em Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da UFMG desde sua criação em 2010: um campo em construção. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 328–353, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.51045. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/51045. Acesso em: 28 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)