Experiencing the Colonial Mask

Corpography of a Black Body Violated by Reality

Authors

  • Rafael Campos Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
  • Thiago Liberdade Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto https://orcid.org/0009-0008-6473-355X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52663

Keywords:

Black Body, Corpography, Colonialism, Colonial Mask, Appearances

Abstract

Tuca Malungo, an ancestral tiger, manifests in the body of the first author in appearances that
confront the anesthesia of existential liberalism that immunizes affections. His colonial mask triggers ancestral pains that persist in contemporary times, makes visible what social amnesia erases, and promotes a visceral connection with reality. The piece is enriched by the poetic of the second author, whose photographs and visual essay activate other layers of the sensitive. The corpography, a cartography with and in the black body, in and of the garden of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto, is presented as a tactic to (dis)(re)organize the historical meaning of space. It is a way of elaborate the colonial trauma in search of disalienation and make the body a territory of
liberation.

Author Biographies

Rafael Campos, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Rafael Campos - (1985)(ele/dele) doutorando em educação artística pela FBAUP e doutorando em arquitetura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em arquitetura pela UFSC e atualmente é bolseiro da FCT (DOI 10.54499/2023.04734.BD) em Portugal, pesquisador colaborador no Instituto de Investigação em Arte e Design (i2ADS) e integra o Grupo Quiasma de pesquisas interdisciplinares em Arquitetura, Corpo e Cidade. Arquiteto, performer e pesquisador brasileiro que, na vida profissional, desloca-se entre os meios artísticos e académicos, tem se dedicado a investigação da relação entre corpo negro e cidades, com a criação de obras interdisciplinares.  

Thiago Liberdade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Thiago Liberdade – (1983)(ele/dele) é designer, artista visual e produtor cultural. Mestrando em Design da Imagem e formado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Iniciou seu percurso nas Artes Cênicas, ainda no Brasil, integrando o Grupo Magiluth. Co-fundou em 2012 o TREMA! Festival e a TREMA! Revista, da qual assina a identidade gráfica e a comunicação. Atualmente trabalha no Porto como fotógrafo, designer e investigador bolseiro do FCT e ID+ com o projeto de investigação “Imagens Adocicadas”. Integrou a equipa do projeto XXATENEUXXI, enquanto produtor executivo, em 2020 e tem vindo a desenvolver parte da imagem gráfica para espetáculos, residências e mostras para a CRL - Central Elétrica, bem como para o festival Volts.

References

BRITTO, Fabiana Dultra de; JACQUES, Paola Berenstein. Cenografias e corpografias urbanas: um diálogo

sobre as relações entre corpo e cidade. Caderno do PPG-AU/FAUFBA, v. 7, Número Especial 5 Paisagens do

Corpo, p. 79-86, 2008.

CAMPOS, Rafael Alves. Corpografias e aparições: a busca por um modo sensível de ler e grafar a cidade no

corpo negro e o corpo na cidade negra. In: Anais do 9o

Encontro em Práticas de Investigação e

Educação Artística (EPRAE). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2023.

CAMPOS, Rafael Alves; SANTOS, Rodrigo Gonçalves dos. Caminhando sobre as águas invisíveis com(o)

tigres: corpografia errante sobre o Rio da Bulha e a negritude em Florianópolis SC. Arquitextos, São Paulo,

ano 22, v. 259, n. 14, dez. 2021.

CARIDADE, Waleff Dias. Aparições e homens negros: masculinidades, racismo e a construção por meio

do simbólico. 2021. 218 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FREIRE, Ida Mara. Diário corpografias: aprenda a registrar suas memórias corporais. Florianópolis: Potlach

Editora, 2019.

GARCÉS, Marina. A honestidade com o real. Belo Horizonte: Chão da feira, 2022. (Série Caderno de

leituras, 155).

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos Errantes. 1. Salvador: Edufba, 2012.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo: uma alternativa política afro-brasileira. Afrodiáspora, ano 3, v.

e 7, p. 19-40, abr./dez. 1985.

Published

2024-10-21

How to Cite

CAMPOS, R.; LIBERDADE, T. Experiencing the Colonial Mask: Corpography of a Black Body Violated by Reality. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 527–554, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52663. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52663. Acesso em: 28 oct. 2024.

Issue

Section

Ensaio visual

Funding data