Experienciar a máscara colonial
corpografia de um corpo negro violentado pelo real
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52663Palavras-chave:
Corpo Negro, Corpografia, Colonialismo, Máscara Colonial, ApariçãoResumo
Tuca Malungo, um tigre ancestral, manifesta-se no corpo do primeiro autor em aparições que
confrontam a anestesia do liberalismo existencial que imuniza afetos. Sua máscara colonial aciona
dores ancestrais que persistem na contemporaneidade, visibiliza o que a amnésia social apaga e promove uma conexão visceral com o real. A obra é enriquecida pela poética do segundo autor, cujas fotografias e ensaio visual ativam outras camadas do sensível. Apresenta-se a corpografia, uma cartografia com e no corpo negro, no e do jardim da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como tática de (des)(re)organizar o significado histórico do espaço. Trata-se de um modo de elaborar o trauma colonial em busca da desalienação e fazer do corpo território de libertação.
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