The Golden Age of the Théâtre du Soleil

Creative Process and Mask-Bodies in the 1975’s Show

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52742

Keywords:

The Golden Age, Théâtre du Soleil, Commedia dell'arte, Mask, Costume

Abstract

The Golden Age is a milestone in the trajectory of the Théâtre du Soleil regarding their work on masks. Unlike the celebrated production at the Piccolo Teatro in Milan, the troupe led by Ariane Mnouchkine rejected an archaeological approach to commedia dell’arte, favoring the transposition and recreation of masks. Although quite common in contemporary theater, the practice proved to be innovative at the time and established the Théâtre du Soleil as a reference in mask work. This paper presents the creative process of the show
followed by an analysis of the creation of the bodies-masks. The study allows us to understand how the masks became one of the Soleil’s pillars and contributed to their way of working. The main theoretical references are: Freixe (2010, 2014) and Picon-Vallin (2014, 2017).

Author Biographies

Fausto Roberto Poço Viana, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Fausto Viana é professor, pesquisador, cenógrafo, figurista e museólogo. É bacharel em artes cênicas com habilitação em cenografia(1992) pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo- CAC ECA USP. Tem mestrado em Artes (2000) e em Têxtil e Moda (2015) pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro doutoramento foi em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004) e o segundo em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2010). Fez seu primeiro pós-doutoramento em conservação de têxteis no Museu Nacional do Traje em Lisboa, Portugal e o segundo em moda, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes e Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, figurino, caracterização, cenografia, conservação e restauro de trajes. É associado da Cooperativa Paulista de Teatro; da Oistat, Organização Internacional dos cenógrafos, técnicos e arquitetos de teatro; da ABEPEM, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda e da Association of Dress Historians, do Reino Unido.

Juliana de Lima Birchal, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Juliana Birchal é atriz, palhaça e professora. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com a pesquisa "Da máscara à masquiagem: o mascaramento no Théâtre du Soleil, seguido de estudo de caso do espetáculo A Era de Ouro (1975)" sob a orientação do Prof. Dr. Fausto Viana com bolsa apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/2022 a 2024) e estagiária do Programa PAE (2022). Fez a Formação Básica de Palhaços dos Doutores da Alegria (2017). Entre 2014 e 2016, realizou uma residência artística no Théâtre du Soleil com os recursos da LMIC onde pode acompanhar a trupe entre França e Índia. É licenciada em Teatro pela UFMG (2013) e formou-se no curso profissionalizante em teatro do CEFAR/Palácio das Artes (2010).

References

AMALFI, Marcello. A macro-harmonia da música do teatro: um novo olhar sobre a relação criativa

do compositor Jean-Jacques Lemêtre com a encenadora Ariane Mnouchkine no Théâtre Du Soleil.

São Paulo: Giostri, 2015.

ARCHIVES THÉÂTRE DU SOLEIL. L’Âge d’or. [1975?]. 1 fotografia, color. Disponível em:

https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/notre-theatre/histoire-et-sources/les-masques-176. Acesso em: 20

out. 2023.

BABLET, Denis; BABLET, Marie-Louise. Le Théâtre du Soleil : raconter notre aujourd’hui. Théâtre du

Soleil. Paris, 1979. Disponível em: https://theatre-du-soleil.fr/fr/a-lire/l-age-d-or-raconter-notreaujourd-hui-3998. Acesso em: 7 ago. 2023.

BANU, Georges. De l’apprentissage à l’apprentissage. Théâtre du Soleil. Paris, dez. 2001. Disponível

em: https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/a-lire/de-l-apprentissage-a-l-apprentissage-arianemnouchkine-georges-banu-4066. Acesso em: 13 mar. 2023.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral.

São Paulo: É Realizações, 2012.

BIRCHAL, Juliana. Entrevista com Dominique Jambert e Vincent Mangado. In: VIANA, Fausto; ORTIZ,

Sergio Ricardo Lessa; BIRCHAL, Juliana (org.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino,

maquiagem e mais: volume XI: edição especial Peter Brook e Ariane Mnouchkine. São Paulo:

Universidade de São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2024a. p. 38-53.

BIRCHAL, Juliana de Lima. Da máscara à masquiagem: o mascaramento no Théâtre du Soleil,

seguido de estudo de caso do espetáculo A Era de Ouro (1975). 2024. 247 p. Dissertação (Mestrado) –

Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024b.

CHOLLET, Jean. Construire pour le temps d’un regard (2): Entretien avec Ariane Mnouchkine. Théâtre

du Soleil, Paris, 3 dez. 2008. Disponível em: https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/a-lire/construire-pourle-temps-d-un-regard-2-4080. Acesso em: 26 ago. 2024.

COSTA, Felisberto Sabino da. A outra face: a máscara e a (trans)formação do atuante: ligeiros olhares

sobre práticas em escolas universitárias e dois grupos de teatro. São Paulo: Universidade de São

Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2021. E-book.

DUSIGNE, Jean-François. Les passeurs d’expérience. Montreuil: Éditions Théâtrales, 2013.

FÉRAL, Josette. Trajectoires du Soleil : autour d’Ariane Mnouchkine. Paris: Éditions Theatrales, 1998.

FERRUCIO Soleri. ARTA Base Documentaire. [S.l.: s.n.], [s.d.]. Disponível em:

https://base.artacartoucherie.com/artistes/soleri#:~:text=C%C3%A9l%C3%A8bre%20acteur%20et

%20metteur%20en,Ferruccio%20Soleri%20une%20r%C3%A9putation%20mondiale. Acesso em: 2

abr. 2023.

FRANCK, Martine. Philippe Caubère (Abdallah). [1975?]. 1 fotografia, p&b. Disponível em:

https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/la-galerie-multimedia/en-images/spectacles/15. Acesso em: 2 nov.

FREIXE, Guy. Les utopies du masque : sur les scènes européennes du XXe siècle. Lavérune:

L’Entretemps, 2010.

FREIXE, Guy. La Filiation Copeau-Lecoq-Mnouchkine : une lignée du jeu de l’acteur. Lavérune:

L’Entretemps, 2014.

LAROUSSE. Richard Lindner. Disponível em:

https://www.larousse.fr/encyclopedie/peinture/Richard_Lindner/153026. Acesso em: 9 nov. 2023.

MNOUCHKINE, Ariane. L’Âge d’or : Ariane Mnouchkine, Alfred Simon et Bernard Dort | France Culture

| 06/04/1975. [Entrevista cedida a] Guy Dumur. Canal do Théâtre du Soleil. Disponível em:

https://soundcloud.com/theatredusoleil/mises-en-scene-lage-dor-1ere-diffusion-06041975. Acesso

em: 1 ago. 2023.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PICON-VALLIN, Béatrice. Ariane Mnouchkine. Introduction, choix et présentation des textes par

Béatrice Picon-Vallin. Arles: Actes Sud-Papiers, 2009.

PICON-VALLIN, Béatrice. Le Théâtre du Soleil : les cinquante premières années. Paris: Actes Sud:

Théâtre du Soleil, 2014.

PICON-VALLIN, Béatrice. O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos. São Paulo: Editora

Perspectiva: Edições Sesc São Paulo, 2017.

PIIZI, Paolla; ALBERTI, Carmelo (org.). A arte mágica de Amleto e Donnato Sartori. Trad. Maria

Lourdes Rabetti. São Paulo: É Realizações, 2013.

THÉÂTRE DU SOLEIL. L'Âge d'or, première ébauche. Paris: Éditions Théâtrales, 2017. E-book.

TOURNAFOND, Françoise. Croquis du costume de Lou la Grosse. [1975?]. 1 croqui, p&ampb.

Disponível em: https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/la-galerie-multimedia/en-images/en-tournee/188-

#. Acesso em: 5 nov. 2023.

VIANA, Fausto; ORTIZ, Sergio Ricardo Lessa; BIRCHAL, Juliana (org.). Dos bastidores eu vejo o

mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: volume XI: edição especial Peter Brook e Ariane

Mnouchkine. São Paulo: Universidade de São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2024.

WILLIAMS, David. Collaborative Theatre: The Théâtre du Soleil Sourcebook. London: Routledge,

Published

2024-10-21

How to Cite

VIANA, F. R. P.; BIRCHAL, J. de L. The Golden Age of the Théâtre du Soleil: Creative Process and Mask-Bodies in the 1975’s Show. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 202–227, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê