A Era de Ouro do Théâtre du Soleil

processo criativo e corpos-máscaras no espetáculo de 1975

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52742

Palabras clave:

A Era de Ouro, Théâtre du Soleil, Commedia dell'arte, Máscara, Traje de cena

Resumen

A Era de Ouro constitui um marco na trajetória do Théâtre du Soleil no que diz respeito ao trabalho sobre as máscaras. Diferentemente da célebre montagem do Piccolo Teatro de Milão, a trupe chefiada por Ariane Mnouchkine refutou uma abordagem arqueológica da commedia dell’arte, privilegiando a transposição e recriação das máscaras. Embora bastante usual no teatro contemporâneo, a prática se mostrou inovadora na época e tornou o Soleil uma referência no trabalho com máscaras. Este artigo apresenta o processo criativo do espetáculo seguido de análise sobre a criação dos corpos-máscaras. O estudo permite compreender como as máscaras se tornaram um dos pilares do Soleil e contribuíram no seu modo de trabalho. As principais referências teóricas são: Freixe (2010, 2014) e PiconVallin (2014, 2017).

Biografía del autor/a

Fausto Roberto Poço Viana, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Fausto Viana é professor, pesquisador, cenógrafo, figurista e museólogo. É bacharel em artes cênicas com habilitação em cenografia(1992) pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo- CAC ECA USP. Tem mestrado em Artes (2000) e em Têxtil e Moda (2015) pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro doutoramento foi em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2004) e o segundo em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (2010). Fez seu primeiro pós-doutoramento em conservação de têxteis no Museu Nacional do Traje em Lisboa, Portugal e o segundo em moda, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes e Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, figurino, caracterização, cenografia, conservação e restauro de trajes. É associado da Cooperativa Paulista de Teatro; da Oistat, Organização Internacional dos cenógrafos, técnicos e arquitetos de teatro; da ABEPEM, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda e da Association of Dress Historians, do Reino Unido.

Juliana de Lima Birchal, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Juliana Birchal é atriz, palhaça e professora. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com a pesquisa "Da máscara à masquiagem: o mascaramento no Théâtre du Soleil, seguido de estudo de caso do espetáculo A Era de Ouro (1975)" sob a orientação do Prof. Dr. Fausto Viana com bolsa apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/2022 a 2024) e estagiária do Programa PAE (2022). Fez a Formação Básica de Palhaços dos Doutores da Alegria (2017). Entre 2014 e 2016, realizou uma residência artística no Théâtre du Soleil com os recursos da LMIC onde pode acompanhar a trupe entre França e Índia. É licenciada em Teatro pela UFMG (2013) e formou-se no curso profissionalizante em teatro do CEFAR/Palácio das Artes (2010).

Citas

AMALFI, Marcello. A macro-harmonia da música do teatro: um novo olhar sobre a relação criativa

do compositor Jean-Jacques Lemêtre com a encenadora Ariane Mnouchkine no Théâtre Du Soleil.

São Paulo: Giostri, 2015.

ARCHIVES THÉÂTRE DU SOLEIL. L’Âge d’or. [1975?]. 1 fotografia, color. Disponível em:

https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/notre-theatre/histoire-et-sources/les-masques-176. Acesso em: 20

out. 2023.

BABLET, Denis; BABLET, Marie-Louise. Le Théâtre du Soleil : raconter notre aujourd’hui. Théâtre du

Soleil. Paris, 1979. Disponível em: https://theatre-du-soleil.fr/fr/a-lire/l-age-d-or-raconter-notreaujourd-hui-3998. Acesso em: 7 ago. 2023.

BANU, Georges. De l’apprentissage à l’apprentissage. Théâtre du Soleil. Paris, dez. 2001. Disponível

em: https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/a-lire/de-l-apprentissage-a-l-apprentissage-arianemnouchkine-georges-banu-4066. Acesso em: 13 mar. 2023.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral.

São Paulo: É Realizações, 2012.

BIRCHAL, Juliana. Entrevista com Dominique Jambert e Vincent Mangado. In: VIANA, Fausto; ORTIZ,

Sergio Ricardo Lessa; BIRCHAL, Juliana (org.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino,

maquiagem e mais: volume XI: edição especial Peter Brook e Ariane Mnouchkine. São Paulo:

Universidade de São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2024a. p. 38-53.

BIRCHAL, Juliana de Lima. Da máscara à masquiagem: o mascaramento no Théâtre du Soleil,

seguido de estudo de caso do espetáculo A Era de Ouro (1975). 2024. 247 p. Dissertação (Mestrado) –

Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024b.

CHOLLET, Jean. Construire pour le temps d’un regard (2): Entretien avec Ariane Mnouchkine. Théâtre

du Soleil, Paris, 3 dez. 2008. Disponível em: https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/a-lire/construire-pourle-temps-d-un-regard-2-4080. Acesso em: 26 ago. 2024.

COSTA, Felisberto Sabino da. A outra face: a máscara e a (trans)formação do atuante: ligeiros olhares

sobre práticas em escolas universitárias e dois grupos de teatro. São Paulo: Universidade de São

Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2021. E-book.

DUSIGNE, Jean-François. Les passeurs d’expérience. Montreuil: Éditions Théâtrales, 2013.

FÉRAL, Josette. Trajectoires du Soleil : autour d’Ariane Mnouchkine. Paris: Éditions Theatrales, 1998.

FERRUCIO Soleri. ARTA Base Documentaire. [S.l.: s.n.], [s.d.]. Disponível em:

https://base.artacartoucherie.com/artistes/soleri#:~:text=C%C3%A9l%C3%A8bre%20acteur%20et

%20metteur%20en,Ferruccio%20Soleri%20une%20r%C3%A9putation%20mondiale. Acesso em: 2

abr. 2023.

FRANCK, Martine. Philippe Caubère (Abdallah). [1975?]. 1 fotografia, p&b. Disponível em:

https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/la-galerie-multimedia/en-images/spectacles/15. Acesso em: 2 nov.

FREIXE, Guy. Les utopies du masque : sur les scènes européennes du XXe siècle. Lavérune:

L’Entretemps, 2010.

FREIXE, Guy. La Filiation Copeau-Lecoq-Mnouchkine : une lignée du jeu de l’acteur. Lavérune:

L’Entretemps, 2014.

LAROUSSE. Richard Lindner. Disponível em:

https://www.larousse.fr/encyclopedie/peinture/Richard_Lindner/153026. Acesso em: 9 nov. 2023.

MNOUCHKINE, Ariane. L’Âge d’or : Ariane Mnouchkine, Alfred Simon et Bernard Dort | France Culture

| 06/04/1975. [Entrevista cedida a] Guy Dumur. Canal do Théâtre du Soleil. Disponível em:

https://soundcloud.com/theatredusoleil/mises-en-scene-lage-dor-1ere-diffusion-06041975. Acesso

em: 1 ago. 2023.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PICON-VALLIN, Béatrice. Ariane Mnouchkine. Introduction, choix et présentation des textes par

Béatrice Picon-Vallin. Arles: Actes Sud-Papiers, 2009.

PICON-VALLIN, Béatrice. Le Théâtre du Soleil : les cinquante premières années. Paris: Actes Sud:

Théâtre du Soleil, 2014.

PICON-VALLIN, Béatrice. O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos. São Paulo: Editora

Perspectiva: Edições Sesc São Paulo, 2017.

PIIZI, Paolla; ALBERTI, Carmelo (org.). A arte mágica de Amleto e Donnato Sartori. Trad. Maria

Lourdes Rabetti. São Paulo: É Realizações, 2013.

THÉÂTRE DU SOLEIL. L'Âge d'or, première ébauche. Paris: Éditions Théâtrales, 2017. E-book.

TOURNAFOND, Françoise. Croquis du costume de Lou la Grosse. [1975?]. 1 croqui, p&ampb.

Disponível em: https://www.theatre-du-soleil.fr/fr/la-galerie-multimedia/en-images/en-tournee/188-

#. Acesso em: 5 nov. 2023.

VIANA, Fausto; ORTIZ, Sergio Ricardo Lessa; BIRCHAL, Juliana (org.). Dos bastidores eu vejo o

mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: volume XI: edição especial Peter Brook e Ariane

Mnouchkine. São Paulo: Universidade de São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2024.

WILLIAMS, David. Collaborative Theatre: The Théâtre du Soleil Sourcebook. London: Routledge,

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

VIANA, F. R. P.; BIRCHAL, J. de L. A Era de Ouro do Théâtre du Soleil: processo criativo e corpos-máscaras no espetáculo de 1975. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 202–227, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê