Repensar o esquecimento
fragmento e ruína em arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48673Palabras clave:
Fragmento, ruína, memória, experiência, esquecimentoResumen
Obras de arte contemporânea, como as de Anselm Kiefer, Ai Weiwei, Ibrahim Mahama,
Daniel Senise, Ana Pi e Taata Imê, incitam a pensar diferencialmente memória e esquecimento através das disposições singulares de fragmentos e ruínas. A fim de evidenciar o contributo dessas obras para pensar o contemporâneo, este artigo propõe-se,
primeiramente, a situar a especificidade dos respectivos temas em elaborações filosóficas
contemporâneas. Apoiando-se em considerações de Bergson, Benjamin, Ricœur, Assmann, Simmel e Derrida, sublinha-se em que medida acepções vitalistas ou continuístas da memória e da lembrança cederam espaço ao problema do esquecimento, ao relevo do caráter fragmentário da experiência histórica e ao aprofundamento da noção de ruína. Será então tematizado como o contemporâneo indicia-se diferencialmente em fragmentos e ruínas nas obras de arte mencionadas.
Referencias
AGOSTINHO, Aurélio (Santo Agostinho). Confissões. Tradução e notas Arnaldo do Espirito Santo, João
Beato e Manuel B. C. Freitas. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2004.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução e
coordenação Paulo Soethe. São Paulo: Editora da Unicamp, 2016.
BENJAMIN, Walter. Das Passagen-Werk. Hrsg. von Rolf Tiedemann. Zwei Bände. Frankfurt: Suhrkamp,
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um
lírico do capitalismo. Tradução José C. M Barbosa e Hemerson A. Baptista. São Paulo: Brasiliense,
(Obras Escolhidas, 3).
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e
política. Tradução Sergio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-232. (Obras Escolhidas, 1).
BENJAMIN, Walter. Über einige Motive bei Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften I1. Hrsg. Von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt: Suhrkamp, 1999.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011.
BENJAMIN, Walter. Ursprung des deutschen Trauerspiels. Frankfurt: Suhrkamp, 2022.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo
Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Logique de la sensation. Paris: Éditions du Seuil, 2002.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução Miriam Chnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo:
Perspectiva, 1973.
DERRIDA, Jacques. Mal d’archive. Une impression freudienne. Paris: Galilée, 1995-2008.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução Cláudia M. Rego. Rio de
Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DERRIDA, Jacques. Rastro e arquivo, imagem e arte. Diálogo. In: DERRIDA, Jacques. Pensar em não
ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Organização G. Michaud, J. Masó, J. Bassas.
Tradução Marcelo J. Moraes. Florianópolis: Editora UFSC, 2012. p. 91-144.
DERRIDA, Jacques. Les dessous de la peinture, de l’écriture et du dessin : support, substance, sujet,
suppôt et supplice (Conférence prononcée par Derrida à la Fondation Maeght à Saint-Paul-de-Vence,
. In: DERRIDA, Jacques. Penser à ne pas voir. Écrits sur les arts du visible (1979-2004). Édition de
G. Michaud, J. Masó, J. Bassas. Paris: Éditions de la différence, 2013. p. 242-255.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução Laurent L. Schaffter. São Paulo: Vértice: Revista
dos Tribunais, 1990.
HEGEL, Georg W. F. Phänomenologie des Geistes. In: HEGEL, Georg W. F. Hauptwerke in sechs
Bänden. Bd. II. Hamburg: Felix Meiner, 1999a.
HEGEL, Georg W. F. Cursos de Estética I. Tradução Marco A. Werle. São Paulo: Edusp, 1999b.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Niemayer, 2006.
HERKENHOFF, Paulo. Sudário e Esquecimento. Texto publicado na exposição de Saniel Senise na
Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, 1993. Disponível em:
https://www.danielsenise.com/texto/sudario-e-esquecimento/. Acesso em: 19 maio 2024.
LINDNER, Burkhardt. Allegorie. In: WIZISLA, Erdmut; OPITZ, Michael (Hrsg.). Benjamins Begriffe. 11.
Auf. Frankfurt: Zuhrkamp, 2011. p. 50-94.
MAHAMA, Ibrahim. Parliament of Ghosts. In: LIMA, Diane; KILOMBA, Grada; MENEZES, Hélio; BORJAVILLEL, Manuel (org.). 35ª Bienal de São Paulo: Coreografias do impossível. Catálogo de exposição.
(Vários autores). São Paulo: Bienal de São Paulo, 2023. p. 154-155.
MESQUITA, Ivo. Território dos sentidos. In: MESQUITA, Ivo (org.). Daniel Senise: Ela que não está. São
Paulo: Cosac Naify, 1998. p. 9-16.
PÉREZ-BARREIRO, Gabriel. Construções sobre a pintura. In: MESQUITA, Ivo (org.). Daniel Senise: Ela
que não está. São Paulo: Cosac Naify, 1998. p. 27-31.
RAULET, Gérard. Die Ruinen im ästhetischen Diskurs der Moderne. In: BOLZ, Norbert; VAN REIJEN,
Willem. Ruinen des Denkens. Denken in Ruinen. Frankfurt: Suhrkamp, 1996. p. 179-214.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François et al. Campinas:
Editora da Unicamp, 2018.
SCHMIDER, Christine; WERNER, Michael. Das Baudelaire-Buch. In: LINDNER, Burkhardt (Hrsg.).
Benjamin Handbuch: Leben, Werk, Wirkung. Stuttgart: Metzler, 2011. p. 567-584.
SERRA, Alice M. Image et structuration minimale chez Derrida, Deleuze et Didi-Huberman. La Part de
l’Oeil, v. 32, p. 83-95, 2018.
SERRA, Alice M. From Displacements of Form to Auratic Trace: Notes on Didi-Huberman’s Thinking on
Images. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, v. 14, p. 248-272, 2020.
SIMMEL, Georg. Die Ruine. In: SIMMEL, Georg. Aufsätze und Abhandlungen 1901-1908. Bd. II. Hrsg.
von Alessandro Cavalli und Volkhard Krech. Frankfurt: Suhrkamp, 1993. p. 124-130.
SIMMEL, Georg. A ruína. In: FORTUNA, Carlos (org.). Simmel: a ruína. Tradução António S. Ribeiro.
Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 55-65.
WARBURG, Aby. Introdução à Mnemosyne. In: WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente
grande: Abi Warburg – Escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p.
-375.
WEIWEI, Ai. Reto. In: DANTAS, Marcelo (org.). Raiz Weiwei. São Paulo: Ubu, 2018. p. 78-83.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alice Serra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.