Comunidade e atuante no mesmo palco

reflexões sobre a implementação de atividades acadêmicas de extensão no Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53617

Palavras-chave:

Teatro, Extensão, Comunidade, Alteridade, Processo criativo

Resumo

Experiências e reflexões referentes a atividades de extensão integradas à matriz curricular do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. O texto faz um paralelo entre a relação ator/personagem e atuante extensionista/comunidade, a fim de indicar reflexões sobre alteridade, identidade e produção estética e de conhecimento. Relata o processo criativo do espetáculo Arekba e de como ele se configura enquanto temática e elemento cultural a partir da interação com a comunidade. Posteriormente, descreve a criação da cena Repete, feita a partir dos relatos de sonhos pessoais de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Aborda a interação dialógica entre universidade e comunidade, seus desafios e conquistas tanto no âmbito artístico quanto educacional.

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Comunidade e atuante no mesmo palco: reflexões sobre a implementação de atividades acadêmicas de extensão no Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 52–68, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53617. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53617. Acesso em: 24 dez. 2025.