Imagem em movimento e movimento da imagem: vídeoarte na coleção de Regina Vater

Autores/as

  • Arethusa Almeida de Paula

Resumen

O estudo da produção em vídeoarte no Brasil e sua interface com projetos
de instalação, work in progress, documentário e demais proposições poéticas
demanda uma pesquisa acurada nos acervos dos artistas que produziram,
principalmente, nas décadas de 1960 a 1980. Regina Vaterfoi pioneira no
uso das novas tecnologias como linguagem artística no meio artístico
latino americano; sua coleção particular se estabelece como uma grande
fonte de pesquisa sobre esta produção e sobre como a arte se articulava
dentro deste contexto histórico. Este artigo faz parte da tese de doutorado
intitulada Comigo ninguém pode: a voz e o lugar de Regina Vater.

Biografía del autor/a

Arethusa Almeida de Paula

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes da
Escola de Belas Artes da UFMG. Atuou como pesquisadora
convidada pela artista Regina Vater para auxiliar na
organização do acervo contemplado na 6a edição Prêmio
de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, em 2013.

Publicado

2014-11-28

Cómo citar

DE PAULA, A. A. Imagem em movimento e movimento da imagem: vídeoarte na coleção de Regina Vater. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 66–81, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15480. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección temática