Imagem em movimento e movimento da imagem
vídeoarte na coleção de Regina Vater
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15480Palavras-chave:
vídeoarte, Regina Vater, coleção de artistaResumo
O estudo da produção em vídeoarte no Brasil e sua interface com projetos de instalação, work in progress, documentário e demais proposições poéticas demanda uma pesquisa acurada nos acervos dos artistas que produziram, principalmente, nas décadas de 1960 a 1980. Regina Vaterfoi pioneira no uso das novas tecnologias como linguagem artística no meio artístico latino americano; sua coleção particular se estabelece como uma grande fonte de pesquisa sobre esta produção e sobre como a arte se articulava dentro deste contexto histórico. Este artigo faz parte da tese de doutorado intitulada Comigo ninguém pode: a voz e o lugar de Regina Vater.
Referências
DUBOIS, Philippe. Movimentos improváveis: o efeito cinema na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003. 167 p. Catálogo de Exposição. HOLLANDA, Heloísa. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde - 1960/1970. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. MACHADO, Arlindo (org). Made in Brasil: três décadas de vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2007. MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac&Naif, 2013. PECCININI, Daisy V. M. (coord). Arte novos meios/multimeios: Brasil 70/80. São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Arethusa Almeida de Paula
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.