Arena da Cultura
Por uma metodologia inclusiva para a formação em dança
Palabras clave:
Formação em dança, Arena da Cultura, DiversidadeResumen
Criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 1998, o Arena da Cultura configura-se como política pública descentralizada que abarca distintas linguagens artísticas e objetiva salvaguardar o direito cultural. Seus/suas professores/as de dança tem como desafio consolidar uma metodologia de ensinoaprendizagem consonante com tal objetivo e com um público diverso em termos de faixas etárias, nível sociocultural e econômico, escolaridade, experiências prévias no campo das artes e da cultura, expectativas pessoais. Por meio de entrevistas, pesquisa documental e revisão da literatura, apresentamos uma reflexão acerca da construção de uma abordagem metodológica inclusiva que responda a esse desafio.
Citas
AUGUSTO, Sônia Maria. Belo Horizonte, Brasil, 07 mar. 2017. Entrevista concedida a Márcia F. Neves. AU, Susan. A most obedient servant. In: ______. Ballet and modern dance. London: Thomas & Hudson, 2006, p. 10-21.
BENTIVOGLIO, Leonetta. La danza contemporanea. Milano: Longanesi& C, 1985. 303 p.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de
Ciencias Sociales, Buenos Aires, ano 1, no. 1, p. 53-76, jun. 2008. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf>. Acesso em: 11 maio
______________. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 71-84, 1995. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8848>. Acesso em: 24 sep. 2017.
CHRISTÓFARO, Gabriela C. Belo Horizonte, Brasil, 1° set. 2017. Entrevista concedida a Márcia F. Neves.
DINIS, Marise et al. Relatório de reuniões preparatórias para Seminário Arena da Cultura 2014: Área de Dança. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura – Programa de Formação Artística e Cultural Arena da Cultura, 2014. 9 p. (Relatório. Não publicado.)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2015. 143 p.
______ . Pedagogia do oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2017. 256 p.
HEIDEMPERGHER, Mara. “Arena da Cultura”: Una prática di cittadinanza attiva a Belo Horizonte. 2008/2009. Tesi di laurea - Corso di Laurea Specialistica in Discipline Teatrali, Facoltà di Lettere e Filosofia, Alma MaterStudiorum - Universitàdi Bologna. Bologna. 2009.
HISSA, Cássio Eduardo Viana; RIBEIRO, Mônica Medeiros. Saber Sentido. Conceição Conception, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 90-109, dez. 2017. ISSN 2317-5737. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648656>. Acesso em:
jun. 2018.
KATZ, Helena. O Corpo que dança. In: NATALE, Edson. Guia brasileiro de produção cultural
São Paulo: Natale MPA, 2001, p. 88-92. Disponível em: <http://www.helenakatz.pro.br/
midia/helenakatz91313682927.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2018.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes; João
Wanderley Geraldi. 1a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 174 p. (Coleção Educação Experiência e Sentido)
MATA MACHADO, Bernardo da. Belo Horizonte, Belo Horizonte, Brasil, 10 jun. 2017. Entrevista concedida a Márcia F. Neves.
NEVES, Márcia F.. A criação em dança e a impulsão da autonomia no Arena da Cultura. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
NEVES, Márcia F.. Paulo Freire, dança, ensino de dança: entrecruzamentos possíveis. SEPOGA, Brasil, dez. 2016. Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/pos/sepoga/index.php/sepoga/sepoga16/paper/view/47/47>. Acesso em: 21 fev. 2018.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 28ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1977, 186 p.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução Lilian Vale. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 143 p.
VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antônio. A dança. São Paulo: Summus, 2008. 140 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Márcia Regina Fabiano Neves, Mônica Medeiros Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.