Bill Viola, ‘escultor do tempo’ – um xamã da imagem

Autores/as

  • Angela Grando Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Palabras clave:

Bill Viola, imagem videográfica, Pathosformel

Resumen

Dentro do arco geral do trabalho do videoartista Bill Viola, propomos uma abordagem à relação entre a energia visível investida de uma espécie de “fragmento de memória existencial” em sua imagem videográfica e a imagem mnemótica de Aby Warburg, investida de uma temporalidade complexa,perpetuada na memória cultural.

Biografía del autor/a

Angela Grando, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Doutora e Mestre pela Université de Paris I – Sorbonne, historiadora e crítica de arte. Pesquisadora e professora do Centro de Artes da UFES, Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGA/UFES.

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Publicado

2015-06-01

Cómo citar

GRANDO, A. Bill Viola, ‘escultor do tempo’ – um xamã da imagem. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 41–54, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15669. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

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