Prolongamentos de uma tese incerta
Palabras clave:
Pesquisa em artes visuais, poéticas visuais, processos de criaçãoResumen
O ensaio que segue traz a experiência da artista na realização de uma pesquisa em Poéticas Visuais e enfatiza as suas escolhas metodológicas. A pesquisa salientou os vínculos estabelecidos durante o processo de criação de trabalhos artísticos, buscando manter uma relação de proximidade com a produção textual, sendo esta relação um atributo da pesquisa. Radical em sua dialética, o percurso gerou múltiplas contaminações entre teoria e prática apoiando-se em autores que inauguraram o campo da Poética, como filosofia da criação, na Universidade, a saber, Paul Valéry e René Passeron.
Tais autores, e outros que os seguiram, mostraram a possibilidade de processos e ações, vinculados ao fazer artístico, encontrarem seu espaço entre os acadêmicos e assim provocarem desvios de rota marcadamente inovadores e profícuos.
Citas
BASBAUM, Ricardo. Pensar com arte: o lado de fora da crítica. In: ZIELINSKY (org.), Fronteiras, arte crítica e outros ensaios. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2002.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: perspectiva, 2004.
BATAILLE, Georges. Informe. Documents. 1929, nº7, 1930.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. magia e técnica, arte e política,vol.1, São Paulo: brasiliense, 1994.
BOSI, Ecléia. O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê, 2003.
DELEUZE; GUATTARI. Mil platôs. Vol.1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha, São Paulo: Editora 34,1998.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico, São Paulo: Papirus, 1993.
FABBRINI, Ricardo. O espaço de Lygia Clark. São Paulo: Atlas, 1994.
FÉDIDA, Pierre. L’absence. Paris: Gallimard, 1978.
LANCRI, Jean. Modestas proposições sobre as condições de uma pesquisa em artes plásticas na Universidade, In: TESSLER, Elida. BRITES, Blanca (orgs.). O meio como ponto zero. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes,1999.
NAGEL, Thomas. Visão a partir de lugar nenhum. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes 2002.
PASSERON, René. Da estética à poiética, In: Revista Porto Arte, nº 8, 1997.
PASSERON, René. La poïétique: pour une philosofie de la création, In : Recherches poïétiques, 1975.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: TESSLER; BRITES. O meio como ponto zero. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.
SCHOPENHAUER, Arthur, Pensar por si mesmo, In: A arte de escrever, Porto Alegre: L&PM, 2005.
VALÉRY, Paul. Primeira aula do curso de poética. In: Variedades, São Paulo: Iluminuras,1999.
WEIL, Simone. A gravidade e a graça. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
WEIL, Simone. A condição operária e outros estudos sobre a opressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.