Apontamentos sobre a improvisação na formação do ator

dos primórdios a Keith Johnstone

Autores/as

Palabras clave:

Teatro, Ator, Treinamento, Improvisação

Resumen

Partindo do pressuposto de que a Improvisação sempre está presente no fenômeno da representação teatral, este trabalho traça um breve panorama de sua incidência ao longo da história do teatro no ocidente, seja como ferramenta para a formação do ator, seja como forma espetacular. E, por fim, aponta a contribuição de Keith Johnstone para o treinamento do ator, independente da forma ou estilo teatral que se pratique.

Biografía del autor/a

Patrícia de Borba, Universidade Regional de Blumenau, Brasil

Mestre em Teatro com ênfase em Imrpovisação Teatral.

Citas

CARVALHO, E. História e formação do ator. São Paulo: Editora Ática, 1989.

CARVALHO, A. M. de. A Commedia dell’arte. In O teatro através da História. Carlinda Fragale Patê Nuñez et alii. Introd.: Tânia Brandão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil; Entourage Produções Artísticas, 2v, p. 49-67, 1994.

CEBALLOS, E. Editorial. Máscara – cuaderno iberoamericano de reflexión sobre escenología, México, n. 21-22, p. 3, enero 1996-1997.

CHACRA, S. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.

FERAL, J. Você disse “training”? O teatro transcende. Trad. e notas: José Ronaldo Faleiro. Blumenau: n. 11, p. 49-58, 2003

JOHNSTONE, K. IMPRO, Improvisación y el Teatro. (IMPRO, Improvisation and The Theatre.London: Faber & Faber, 1979). Trad. para o espanhol: Elena Olivos e Francisco Huneeus. Santiago do Chile: Editorial Cuatro Vientos, 1990.

PICON-VALLIN, B., “L’Acteur à l’exercice: de quelques expériences remarquables” (O ator em exercício: sobre algumas experiências notáveis), p. 31-56, in BARBA, Eugenio et alii. Le Training de l’acteur, Arles: Actes-Sud-Papiers/Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique, (Apprendre, 14), 2000. Trad.: José Ronaldo Faleiro.

TCHEKHOV, M. Para o ator. Trad.: Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ZAJAVA, B. Gorki-Stanislavski-Vajtangov: un experimento de improvisación. Máscara – cuaderno iberoamericano de reflexión sobre escenologia, México, n. 21-22, p. 30-34, enero 1996-1997.

Publicado

2015-11-26

Cómo citar

BORBA, P. de. Apontamentos sobre a improvisação na formação do ator : dos primórdios a Keith Johnstone. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 183–193, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15692. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê