ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO
O CINEMA VISTO PELO SEMANÁRIO LAR CATÓLICO.
Palabras clave:
Crítica Cinematográfica, Igreja Católica, Lar CatólicoResumen
Este artigo tem por objetivo lançar um olhar para as notícias e artigos de cinema no semanário Lar Católico, um dos mais influentes jornais católicos do Brasil. O Lar Católico era uma publicação da Congregação do Verbo Divino, que administrava a mais importante instituição educacional da cidade de Juiz de Fora, o Colégio Academia do Comércio. O semanário pode ser considerado parte de uma estratégia da Igreja Católica que percebeu o poder ideológico dos meios de comunicação como arma para propagar as ideias e os preceitos cristãos em um contato direto com o mundo.
Citas
ALCÂNTARA, M.L.B. Cinema, quantos demônios (a relação da Igreja com o cinema). Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.
CHAVES, Geovano Moreira. A tela imoral; aspectos do projeto da Igreja Católica para o cinema via encíclicas papais Vigilant Cura (1936) e Miranda Prorsus (1957). São Paulo: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, julho de 1011.
COUTINHO, Mário Alves & GOMES, Paulo Augusto. Presença do CEC: 50 anos de cinema em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Crisálida, 2001.
FREITAS, José E.; MELO, Geraldo L. Murílio Hingel, o professor que fez escola. Juiz de Fora: INDEC, 2004.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Crítica de Cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Vol. I e II, 1981.
LUCENA, Lili Paola. “Nenhum Lar sem o Lar Católico!”: Discursos e vivências sobre gênero, família e sexualidade no jornal Lar Católico (1954- 1986). Dissertação (mestrado em História). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.
LUDMANN, René. Cinema, Fé e Moral. Lisboa: Editora Aster, 1959.
MALUSÁ, Vivian. Católicos e Cinema em São Paulo: O Cine-clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luis. Campinas, Dissertação de mestrado, IA/Unicamp, 2007.
OLIVEIRA, Elysabeth Senra. Uma geração cinematográfica. Intelectuais mineiros da década de 50. São Paulo: Annablume, 2003.
PAES, D. N. G. Olhar ativo: A Central Católica de Cinema do Rio de Janeiro (1954-1971).Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
PEREZ, Luiza Quinet Ramos; MUSSE, Christina Ferraz. “Lar Católico”: a igreja e a função pedagógica da imprensa. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 3., Rio de Janeiro. Anais… Porto Alegre: Alcar, 2014.
RIBEIRO, Brênio Peters; ARANTES, Haydêe Sant’Ana; MUSSE, Christina Ferraz. CEC - Centro de Estudos Cinematográficos: a memória do pioneirismo do cineclube em Juiz de Fora. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia, Unicentro, Guarapuava, Paraná, 2011.
RIBEIRO, José Américo. O cinema em Belo Horizonte. Do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
SILVA, Alessandra Belo Assis. Trabalho, Justiça e Reestruturação Produtiva. Juiz de Fora, década de 1950. São Paulo: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, julho 2011.
SIMÕES, Inimá. Roteiro da Intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: editora SENAC, 1999.
Periódicos
A TÔRRE DE MARFIM - Revista de Orientação Cinematográfica. Do XI ao VX ano, do volume 77 ao 126, período de março de 1960 a dezembro de 1964. Tipografia Lar Católico e/ou Sociedade Propagadora Esdeva: Juiz de Fora, Minas Gerais. Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Juiz de Fora, Minas Gerais.
CEC-JF acervo depositado no Arquivo Histórico da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais.
DIÁRIO MERCANTIL, março de 1962. Acervo Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Juiz de Fora, Minas Gerais.
LAR CATÓLICO. Acervo depositado na Biblioteca Redentorista, período de 1940-1967, Juiz de Fora, Minas Gerais.
Sitiografia
Papa Pio XI. Apostolado Veritatis Splendor. Vigilanti Cura. Disponível em: . Acesso em 16 de abril de 2012.
Papa Pio XII. Apostolado Veritatis Splendor. Miranda Prorsus. Disponível em: .Acesso em 16 de abril de 2012.
<https://memoriasdaimprensajf.wordpress.com/.> Acesso em 20 de julho de 2016.
<http://www.ufjf.br/minasecinema/. >Acesso em 20 de julho de 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.