Cuarenta años de memoria del Cecor – Centro de Conservación y Restauración de Bienes Móviles, Escuela de Bellas Artes – UFMG

Entrevista a Beatriz Vasconcelos Coelho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25227

Palabras clave:

Restauración, Cecor, Memoria

Resumen

Profesora emérita de la UFMG, Beatriz Coelho es fundadora y ex directora del Centro de Conservación y Restauración de Bienes Culturales Móviles de la EBA / UFMG - Cecor. Creadora del primer curso de Especialización en Conservación y Restauración de Bienes Móviles en universidad, en Brasil. Es subdirectora del Centro de Estudios del Imaginario Brasileño – Ceib. En esta entrevista, Beatriz Coelho recuerda el proceso de creación de Cecor que cumple cuarenta años en 2020 y del primer curso de Especialización en Restauración. También se analiza la restauración de obras artísticas del patrimonio de Minas Gerais, como la pintura del techo de la nave de la iglesia de São Francisco de Assis, de Athaíde, en Ouro Preto y la caja de madera del órgano de la Catedral de Mariana.

Biografía del autor/a

Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Emérita da UFMG,  fundadora e ex-diretora do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da EBA/UFMG – Cecor

Mariana Ribeiro da Silva Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes

Pós-Doutora pelo PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA, Escola de Belas Artes / UFMG, com Bolsa PNPD-CAPES (Período de 5 anos: 2014 à 2019) onde desenvolveu a pesquisa: "Escola de Belas Artes/UFMG: 60 anos de Ensino-Aprendizagem em Artes" que dará origem a livro homônimo a ser editado em 2021 e atuou também como professora colaboradora em disciplinas sobre História do Cinema Brasileiro e Panorama do Cinema de Animação na Graduação e Seminários na Pós-Graduação. Co-organizadora do 1º Seminário "Pesquisas em Animação: Cinema & Poéticas Tecnológicas" na mesma instituição, realizado com apoio da CAPES e do livro homônimo que reúne os trabalhos apresentados no evento (Ed.Ramalhete, BH, 2019). Sua tese de doutorado defendida na EBA,UFMG deu origem ao livro Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo (É Tudo Verdade/ Imprensa Oficial de SP, 2014) e à 1ª Retrospectiva dos filmes da cineasta, no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade em SP, RJ, BH, Campinas e Brasília (Abr/Jul 2014). Autora de capítulos em livros sobre o Cinema Brasileiro - Feminino e Plural, Mulheres no Cinema Brasileiro (Papirus, 2017, finalista do 60º Prêmio Literário JABUTI em 2018); Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018, Ed.Estação Liberdade, SP, 2019 e Curta-Metragem Brasileiro: 100 filmes essenciais, Ed.Letramento/Abraccine/Canal Brasil, 2019. Mestrado em Artes/ Cinema na EBA, UFMG (2007). Bacharel em Comunicação Social / UFMG com duas habilitações: Jornalismo e Radio e TV. Integra os grupos de pesquisa "Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas" e "Cinema e História". Trabalhou por quinze anos na emissora pública de televisão Fundação Rede Minas Cultural e Educativa onde atuou como diretora de programa, editora, roteirista e documentarista. Dirigiu e apresentou por nove anos o programa Curta, dedicado à reflexão e difusão do curta-metragem brasileiro e internacional. É idealizadora e coordenadora da serie Circuito Atelier, com 55 curtas sobre o processo criativo e a pesquisa de linguagem de artistas plásticos brasileiros (veiculação no web site coletivo CArteTv). Coordenadora, crítica e curadora de mostras de cinema. Como realizadora tem trabalhos premiados no documentário digital como Toque do Samba, 2014 (veiculação no web site coletivo www.inhamis.com); Giramundo, uma história de títeres e marionetes, 2002 (veiculação no web site coletivo Grupo Giramundo); Um século de história das artes plásticas em BH (1999) e em videoarte - Horizonte Subterrâneo (1997); Ana Goebel (1995) e Vocabulário (1994). Atua principalmente nas seguintes áreas: Teoria e História do Cinema. História do Cinema de Animação, Cinema Brasileiro, Cinema de Autoria Feminina, Documentário, televisão e vídeo.

Publicado

2021-07-19

Cómo citar

COELHO, B. R. de V.; RIBEIRO DA SILVA TAVARES, M. Cuarenta años de memoria del Cecor – Centro de Conservación y Restauración de Bienes Móviles, Escuela de Bellas Artes – UFMG: Entrevista a Beatriz Vasconcelos Coelho. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 530–544, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.25227. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25227. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Entrevista