Da poesia ao testamento
alguns aspectos do cinema de Jean Cocteau
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36059Palabras clave:
Jean Cocteau, Cinema, Análise cinematográfica, Poesia de Cinema, Autorretrato cinematográficoResumen
A poesia de Jean Cocteau (1889-1963) se expressa também pelos seus filmes, que constituem um verdadeiro legado artístico para a história do cinema mundial, o que a faz reverberar em produções alheias, à sua época e até os dias atuais, de Roberto Rossellini a Pedro Almodóvar, de Jacques Demy a Xavier Dolan. Com o intuito de identificar alguns aspectos que permitam estabelecer certa unidade de estilo em obra tão diversa, este artigo propõe três eixos de análise da produção cinematográfica de Jean Cocteau: poesia e trucagens; gêneros e adaptações; e o cinema na primeira pessoa. Contribuindo, assim, para a compreensão da longevidade da potência poética de uma obra concebida há mais de meio século.
Citas
A BELA e a Fera. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s/d [1946]. 1 DVD (93 min).
AZOURY, Ph.; LALANNE, J.-M..Cocteau et le cinema : Désordres. Paris: Chaiers du Cinéma/ Centre Pompidou, 2003.
BERTRAND, Solène. L’Éternel Retour ou le retour éternel de la légende tristanienne. La Revue des Lettres Modernes, Caen, Série Jean Cocteau, nº 5 – les adaptations, p. 39-52, 2008.
BOULANGER, Guillaume. Jean Cocteau, une vie de cinéma. Les Cahiers de l’Herne, Paris, Cocteau, p. 2016, p. 409-416, 2016.
BRUSS, Elizabeth. L’autobiographie au cinéma. La subjectivité devant l’objectif. Trad. Vincent Giroud. Poétique, Paris, nº 56, p. 461-482, nov. 1983.
CAÑIZAL, Eduardo P. Cinema e Poesia. In: XAVIER, Ismail (org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 353-364.
CLERC, J.-M; CARCAUD-MACAIRE, M. L’adaptation cinématographique et littéraire. Paris: Klincksieck, 2004. (Coleção 50 questions).
COCTEAU, Jean. Du cinematographe. Mônaco: Éditions du Rocher, 2003.
COCTEAU, Jean. Orphée. Paris: Librio, 2003.
COCTEAU, Jean. Le Sang d’un Poète. In: COCTEAU, Jean. Jean Cocteau: romans, poésies, œuvres diverses. Organização de Bernard Benech. 2ª Ed. Paris: Le livre de Poche, 2003. p. 1269-1315.
COCTEAU, Jean. Les Enfants terribles. In: COCTEAU, Jean. Jean Cocteau: romans, poésies, œuvres diverses. Organização de Bernard Benech. 2ª Ed. Paris: Le livre de Poche, 2003. p. 99-185.
COCTEAU, Jean. Le Testament d’Ophée. In: COCTEAU, Jean. Jean Cocteau: romans, poésies, oeuvres diverses. Organização de Bernard Benech. 2ª Ed. Paris: Le livre de Poche, 2003. p. 1317-1362.
COSTA, W. J. Jean Cocteau: a construção do eu no desenho, na literatura e no cinema. Uma análise transartística. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016.
EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas; Bonjour cinema. Trad. Marcelle Pithon. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 269-280.
GRANGE, Marie-Françoise. L’autoportrait en cinéma. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2008. (Le spectaculaire).
GULLENTOPS, David; NICOLAS, Candice. Jean Cocteau et le court métrage. Cahiers Jean Cocteau, Paris, n. 15, p. 5-268, 2017.
HÉRON, P.-M. et al. Jean Cocteau, unique et multiple. CD-ROM. Montpellier: Université Paul Valéry – Montpellier III, 2012.
JEAN Cocteau s’adresse à l’an 2000. Direção : Jean Cocteau. Paris: INA.FR, s/d [1963]. (23 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3-t1Wo8JEdQ. Acesso em: 11 set. 2021.
JE suis Jean Cocteau. Direção: André Scucato; Cristina Pinheiro. Brasil: Cinema de Poesia, 2005. (11 min). Disponível em: https://vimeo.com/18267444. Acesso em: 11 set. 2021.
KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. 6ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
LA FAYETTE, Madame de. La Princesse de Clèves. Paris: Flammarion, 1996.
L’AIGLE à deux têtes. Direção: Jean Cocteau. Paris: TF1, 2010 [1947]. 1 DVD (87 min).
LA PRINCESSE de Clèves. Direção: Jean Delannoy [Roteiro: Jean Cocteau]. Studio Canal, 2009 [1961]. 1 DVD (107 min).
LA VILLA Santo Sospir. Direção: Jean Cocteau. [36 min]. In: O TESTAMENTO de Orfeu. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s/d [1960]. 1 DVD (111 min).
LEJEUNE, Philippe. Cinéma et autobiographie: problèmes de vocabulaire. Revue Belge du Cinéma, L’écriture du je au cinéma, Bruxelles, nº 19, p. 7-13, primavera 1987.
LES DAMES du bois de Boulogne. Direção: Robert Bresson [Diálogos: Jean Cocteau]. Paris: TF1, 2009 [1945]. 1 DVD (82 min).
LES PARENTS terribles. Direção: Jean Cocteau. Paris: TF1, 2010 [1948]. 1 DVD (95 min).
L’ÉTERNEL retour. Direção: Jean Delannoy [Roteiro: Jean Cocteau]. SNC, 2008 [1943]. 1 DVD (107 min).
MARTINS, Isabella Brandão Mendes. Trilogia órfica: um estudo sobre o cinema poético de Jean Cocteau. 2019. 106 p. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Sociedade – Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juzi de Fora, Juiz de Fora, 2019.
OPIUM. Direção: Arielle Dombasle [Textos : Jean Cocteau]. Epicentre Films Editions, 2014 [2013]. 1 DVD (123 min).
ORFEU. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s/d [1950]. 1 DVD (95 min).
O SANGUE de um poeta. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s/d [1930]. 1 DVD (116 min [55 min]).
O TESTAMENTO de Orfeu. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s/d [1960]. 1 DVD (111 min).
RAMIREZ, Francis; ROLOT, Christian. Jean Cocteau : Le cinéma et son monde. Cahiers Jean Cocteau, Paris, n. 7, p. 5-171, 2009.
RUY Blas. Direção: Pierre Billon [Roteiro e diálogos: Jean Cocteau]. SNC, 2008 [1947]. 1 DVD (93 min).
SILVA, Ava; SOARES, Leonardo F. Imagens de Orfeu no cinema de Jean Cocteau. Garrafa, v. 16, n. 46, p. 273-286, out.-dez. 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/23956. Acesso em: 11 set. 2021.
TINEL, Muriel. Le cinéma et l’autoportrait: de l’expression de soi à l’expérience d’un support. Hors Champ, Montréal, 26 abr. 2006. Disponível em: https://horschamp.qc.ca/article/le-cinma-et-lautoportrait. Acesso em: 11 set. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Wellington Júnio Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.