Uma mulher sob influência

A revolta de um corpo contra o espaço doméstico

Autores/as

  • Maria Chiaretti USP

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36149

Palabras clave:

análise fílmica, John Cassavetes, improvisação, feminismo, corpo

Resumen

O artigo examina o processo de criação e a forma final de A woman under the influence (1974), de John Cassavetes, cuja invenção repousa numa poética da instabilidade. A partir de uma discussão mais abrangente das relações entre o método inaugurado pelo cineasta e a fronteira que ele instaura do cinema com outros campos, sobretudo o teatro, procedemos, então, à análise que confronta o filme com uma abordagem feminista. Na análise fílmica, atentaremos para o modo pelo qual o estilo instável dos filmes prolonga, duplica e desdobra realidades dramatúrgicas igualmente instáveis, que ele tendeu a privilegiar.

Citas

AUMONT, Jacques. Le cinéma et la mise en scène. Paris: Armand Colin, 2010.

BARTHES, Roland. O teatro de Baudelaire. In: _____.Ensaios críticos. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAZIN, André. O que é o cinema?. São Paulo: Ubu, 2018. BRENEZ, Nicole. De la figure en general et du corps en particulier:L’invention figurative au cinema. Paris; Bruxelas: De Boeck Université, 1998.

CASSAVETES, John. A woman under the influence [Uma mulher sob influência]. Direção: John Cassavetes. Los Angeles:Faces International Films, 1974. 1 DVD (146 min.), son., color., 35mm. Cópiaconsultada: DVD The Criterion Collection.

CARNEY, Raymond. American Dreaming: The films of John Cassavetes and the American Experience. Berkeley: University of California Press, 1985.

CARNEY, Raymond (ed.). Cassavetes on Cassavetes. Londres: Faber & Faber, 2001.

COHEN, Lola (ed.). The Lee Strasberg Notes. London; New York: Routledge, 2010.

COMOLLI, Jean-Louis. Le détour par le direct I. Cahiers du cinéma, n. 209, feb. 1969.

COMOLLI, Jean-Louis. Le détour par le direct II. Cahiers du cinéma, n. 211, apr. 1969.

COMOLLI, Jean-Louis. Mais verdadeiro que o verdadeiro: O cinema de John Cassavetes e a ilusão davida. In: GUIMARÃES, César; CAIXETA, Rubens (org.). Ver e poder - A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 224-229.

ELDUQUE, Albert. Generos fluidos: familias, amores, sueños. In: MONTERO, José Francisco (org.). John Cassavetes: interior noche. Barcelona: Trayectos Shangrila, 2018. p. 310-333.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

GERSTENKORN, Jacques et. al. Cinéma et thêatralite. Lyon: Universidade Lumière/Lyon 2 e Aleas Editeur, 1994.

JOUSSE, Thierry. John Cassavetes. São Paulo: Nova fronteira, 1992.

MOUËLLIC, Gilles. Improviser le cinéma. Crisnée: Éditions Yellow Now, 2011.

ROUCH, Jean. La caméra et les hommes [1973]. In: TOFFETTI, Sergio (a cura di). Jean Rouch, le renard pâle. Torino: Centre Culturel Français de Turin/MuseoNazionale del Cinema di Torino, 1991. p. 53-63.

STANISLAVSKY, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

WEXMAN, Virginia Wright. Masculinity in Crisis: Method Acting in Hollywood. In WOJNICK, Pamela Robertson (ed.). Movie Acting, The film reader. New York: Routledge, 2004. p. 127-144.

Publicado

2022-04-28

Cómo citar

CHIARETTI, M. Uma mulher sob influência: A revolta de um corpo contra o espaço doméstico. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 289–309, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36149. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36149. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección temática