Tradição e inovação
Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48572Palabras clave:
Renda de crochê, Computação criativa, Exploração artística, Produção têxtil, Ensino de arteResumen
Este artigo busca relatar uma experiência de ensino e exploração artística da técnica de crochê através do uso de um algoritmo generativo que produz padrões circulares. A experiência ocorreu no curso de Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. O crochê enquanto técnica têxtil se encontra sedimentado, viabilizando pouco espaço para a exploração artística e poética. A introdução do algoritmo generativo com comportamento autônomo buscou provocar o pensamento crítico dos alunos, promovendo o pensar a técnica de forma espontânea e demorada. O resultado foi um trabalho colaborativo configurado por uma grande renda de crochê criada pelos alunos, associando tradição e inovação, e que impactou a percepção sobre o uso da computação na exploração artística têxtil.
Citas
ADAMS, Margaret O’Neill. Punch card records: Precursors of electronic records. American Archivist. 58: 182–202, 1995.
COPPOLA, SORAYA A. A. Arte, moda, ciência e tecnologia: permeabilidade e experimentação. Cienc. Cult. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp.36-38. ISSN 0009-6725.
COPPOLA, SORAYA A. A. O fio que tece a memória. Ensino e pesquisa como eixo de rememoração da história dos materiais têxteis. V.11 n.11 (2023); Revista Cartema 11 – ISSN: 27638693. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.253118
BERGAMO, Marilia Lyra.; SILVA, André Luiz. Digital Doilies: A Study of the Application of Computational Creativity to Crochet. DAT Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 138–152, 2020. DOI: 10.29147/dat.v5i1.175. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/175. Acesso em: 18 jul. 2023.
BODEN, Margaret A. The creative mind: myths and mechanisms. 2a.ed. Londres. Routledge. 2002.
DA ROCHA, Márcio Alves; DE SANTANA, Ana Carolina. Sobre o Design Têxtil e a Computação Moderna: um recorte temporal transdisciplinar. In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. ROCHA, Cleomar (Org). Goiânia: Media Lab / UFG, 2018.. p. 416-426.
Dominguez Santana, C. C., & Alvares Coppola, S. A. (2021). Moda artesanal: explorando uma cultura regional brasileira por técnicas e saberes tradicionais. Revista Digital Do LAV, 14(1), 047–072. https://doi.org/10.5902/1983734847468
GARDNER, Martin. The Fantastic Combinations of John Conway’s New Solitaire Game of “Life”. Scientific American, p. 120-123, 1970.Disponível em: https://web.stanford.edu/class/sts145/Library/life.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
HUI, Yuk. Recursivity and contingency. Rowman & Littlefield, 2019.
HUI, Yuk. Sketch of an Axiology of Contingency. Angelaki, v. 28, n. 3, p. 163-171, 2023. DOI: 10.1080/0969725X.2023.2216558
KANDINSKY, Wassily. O futuro da pintura. Leya, 2018.
KARP, Cary. Defining Crochet. Textile History. 49:2, 208-223, 2018. DOI: 10.1080/00404969.2018.1491689
KENNING, Gail Joy. Pattern as Process: An aesthetic exploration of the digital possibilities for conventional physical lace patterns. Tese (Doutorado em Artes). University of New South Wales, Australia. 2007.
KUBRUSLY, Maria Emilia; IMBROISI, Renato. Desenho de fibra: artesanato têxtil no Brasil. Senac Editoras, 2011.
LUBAR, S. ‘Do Not Fold, Spindle or Mutilate’: A cultural history of the punch card. The Journal of American Culture. 15(4): 43–55, 1992.
NOBREGA FILHO, Raimundo G.A. Evolução do Computador. 2002. Disponível em <http://www.di.ufpb.br/raimundo/Revolucao_dos_Computadores/Histpage3.htm> Acesso em 25 ago. 2018.
https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/14/1/3
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 2a.ed.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
MCCORMACK, Jon. Creative Systems: A Biological Perspective. Em: T. Veale, F. A. Cardoso (eds.), Computational Creativity, Computational Synthesis and Creative Systems. Switzerland: Springer Nature, 2019.
SARKAR, P. A Brief History of Cellular Automata. ACM Computing Surveys. New York, NY, USA, v. 32, n. 1, mar. 2000, p. 80-107.
STIEGLER, Bernard. Technics and time, 1: The fault of Epimetheus. Stanford University Press, 1998.
XENÁKIS, Iánnis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Music. Pendragon Press. New York, 1992.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-05-13 (2)
- 2024-04-01 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 André Luiz Silva, Soraya Aparecida Alvares Coppola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.